Document details

Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Author(s): Leitão, Susi Marlene Babo Cardoso

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9965

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Storytelling; Ensino-aprendizagem; Ensino Básico; Língua estrangeira


Description

O presente Relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, resulta da compilação do trabalho realizado no âmbito da unidade curricular da Prática do Ensino Supervisionado de Inglês no Ensino Básico, inserida no Mestrado em Inglês e Espanhol no Ensino Básico. Neste Relatório analisamos os conceitos de storytelling (contar contos) de acordo com o que foi aplicado na prática de ensino supervisionada de Inglês e Espanhol no Ensino Básico, analisando os seus benefícios na aula de língua estrangeira (LE), com o objetivo de estudar o uso de storytelling como forma de oferecer aos alunos mais oportunidades de exposição à LE, através de um recurso natural, autêntico, significativo e contextualizado. Tal prática permite aos alunos um maior desenvolvimento em sala de aula, não só no aperfeiçoamento de práticas discursivas da LE, mas também a outros níveis, tais como: suscitar o imaginário da parte dos alunos, responder a questões, enriquecer o vocabulário, favorecer a reflexão crítica, respeitar os turnos de fala, auxiliar na leitura e na escrita, conhecer aspetos da própria cultura em relação às culturas da LE a ser estudada e possibilitar a interação social. É nessa perspetiva que se pretende discutir a relevância dessa prática pedagógica no contexto escolar, posto que este trabalho deriva da aplicação de um projeto de intervenção, o qual reuniu dados sobre as práticas de storytelling para alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sempre que possível.

This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, results from the compilation of the work done in the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master in Teaching English and Spanish in Basic School. This report attempts to revise the concepts of storytelling according to what was done in the Supervised Teaching Practice of English and Spanish in the Basic Education, analyzing its benefits in the Foreign Language (FL) classroom with the aim of studying the use of storytelling as a way of offering students more opportunities of being exposed to a FL, through a natural, authentic, meaningful and contextualized source, which allows students a great development in classrooms, not only enhancing their communicative approach in FL, but also other competences, such as: raising the imaginary in children, answering questions, enriching vocabulary, encouraging critical thinking, respecting the turns of speech, helping reading and writing, knowing aspects of their own culture in relation to the culture of the FL, and allowing social interaction. It is in this perspective that this report aims at discussing the relevance of the pedagogical practice in the school context, as this work results from the application of an interventional project, which gathered the information about storytelling to pupils from first, second and third Cycle of Basic Education.

Esta memoria, presentado en la escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, constituye el resultado de la práctica de Enseñanza Supervisada en el ámbito del Máster en Enseñanza del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica. En esta memoria analizamos los conceptos de storytelling (contar cuentos) de acuerdo con lo que fue aplicado en la Práctica de Enseñanza Supervisada del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica, analizando sus beneficios en la clase de LE, con el objetivo de estudiar el uso del storytelling como forma de ofrecer a los alumnos más oportunidades de exposición à la LE, a través de un recurso natural, auténtico, significativo y contextualizado. Tal práctica, permite a los alumnos un mayor desarrollo en clase, no solo en el perfeccionamiento de prácticas discursivas de la LE, pero también en otros niveles, como: suscitar el imaginario de los alumnos, contestar preguntas, enriquecer vocabulario, favorecer la reflexión crítica, respetar los turnos de habla, auxiliar la lectura y la escrita, conocer aspectos de su propia cultura en relación a las culturas de la LE a ser estudiada y posibilitar la interacción social. Es en esta perspectiva que se pretende discutir la relevancia de esa práctica pedagógica en el contexto escolar, puesto que este trabajo deriva de la aplicación de un proyecto de intervención, lo que reunió datos sobre la práctica de storytelling para los alumnos del primero, segundo y tercero Ciclos de la Enseñanza Básica, siempre que es posible.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Elisabete Mendes; Parra, Nelson Luís de Castro
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents