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All Aboard: uma plataforma para ensinar programação

Author(s): Sousa, Carlos Miguel Pereira

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11110/1321

Origin: CiencIPCA

Subject(s): Plataforma; Programação; All aboard


Description

Nos últimos anos têm surgido várias iniciativas com o objetivo de promover o ensino da programação, por permitir desenvolver o pensamento lógico, a criatividade e o espírito crítico para a resolução de problemas. Nesse sentido, foram lançados projetos de referência nacional e internacional para a iniciação à programação no primeiro ciclo do ensino básico e a criação de clubes de robótica. Estas iniciativas aparecem também como uma das medidas de promoção do sucesso escolar. No entanto, esta iniciativa tem encontrado algumas barreiras na sua implementação, pelo facto de não existir em muitas escolas professores com formação específica na área de informática, programação ou robótica e equipamentos de suporte. Para diminuir dificuldades apresentadas é proposto neste trabalho a plataforma All Aboard, para o apoio e motivação do ensino de conteúdos de programação em articulação com outras áreas curriculares. Trata-se de uma plataforma pedagógica suportada por uma equipa de formação, manuais e vídeos, que tem como base de trabalho um kit de hardware. Este kit tem vários sensores e atuadores incorporados e adapta-se a diferentes ambientes de desenvolvimento. Nesse sentido, é proposto que cada aluno tenha um kit All Aboard que pode levar para casa, onde aprende a programar através da realização de diferentes desafios lançados pela plataforma, que conjugam hardware e software, e recebe, como num jogo, uma pontuação sempre que os supera. A plataforma pretende igualmente sensibilizar, formar e motivar os professores de outras áreas para a introdução da programação na base de ensino de outras áreas do currículo do aluno. Para a avaliação do impacto da plataforma no ensino da programação foram criados dois grupos de alunos. O primeiro, grupo de controlo, seguiu o processo tradicional de ensino da programação, com uma abordagem unicamente baseado em computador. O segundo, explorou igualmente os desafios da plataforma All Aboard acompanhados pelo kit de hardware. No final aplicou-se aos dois grupos um teste sobre conhecimentos básicos da programação. A análise dos testes demonstra uma performance superior dos alunos que utilizaram a plataforma All Aboard. Os resultados alcançados e o feedback dos professores e alunos revelam o potencial da plataforma All Aboard no ensino da programação, sendo espectável a sua introdução como ferramenta de referência nas escolas.

Document Type Master thesis
Language English
Contributor(s) Vilaça, João Luís Araújo Martins; Vilhena, Estela Maria dos Santos Ramos
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