Document details

Cultura Organizacional de Manutenção e Conservação dos Bens Escolares

Author(s): Cardoso, Ivo José Brilhante

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10207

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Escola; Manutenção; Conservação e Preservação dos Bens escolares; Cultura e clima de Escola; Gestão Educacional; Administração Educacional; School; Property Maintenance; Conservation and Preservation; School Culture and Climate; Educational Management; Educational Administration


Description

O presente trabalho de investigação insere-se na área da Administração Educacional, centrando-se na questão da cultura organizacional de conservação e manutenção dos bens escolares. No contexto nacional atual, à data do início do estudo, o estado de conservação e modernização do parque escolar era tema frequente de debate e discussão social e política. O enquadramento teórico mobilizado para o estudo da problemática em questão focalizou-se nas questões de cultura, de cultura de escola, de cultura escolar e de cultura e clima organizacional, com uma breve referência às teorias da administração. Apresentam-se ainda as principais razões da degradação dos espaços escolares, as formas de intervenção realizadas e as orientações fornecidas pelo organismo que tutela a educação em Portugal sobre a utilização, manutenção e valorização das escolas, bem como as políticas de intervenção na renovação e requalificação do parque escolar. Do ponto de vista metodológico, esta investigação assentou numa abordagem de caráter qualitativo, numa perspetiva naturalista do tipo descritivo, interpretativo, centrada no estudo de caso de uma escola secundária com terceiro ciclo do ensino básico. Para a concretização do estudo utilizaram-se, como instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário aplicado aos diversos elementos da comunidade educativa e a análise documental. A interpretação dos dados obtidos foi realizada por intermédio do cruzamento dos mesmos com a literatura pesquisada e o enquadramento legislativo relativo à problemática em causa. Neste estudo constata-se a importância da participação de toda a comunidade educativa na conservação e manutenção dos bens escolares, verificando-se que há fatores como o gosto pela escola e o envolvimento, por parte de toda a comunidade, nas decisões que fomentam essa participação, e outros que a desincentivam, tais como o distanciamento e a inadequada comunicação e ou informação entre os vários elementos dessa comunidade.

This research, developed in the framework of the Educational Administration field, focus on the issue of the organizational culture of conservation and maintenance of school property. In the current national context, at the time this study began, the issue of the preservation and the modernization of school property was on high on the educational policy agenda. The theoretical framework mobilized to study the issue in question was focused on the concepts of culture, school culture, and organizational culture and climate, with a brief reference to the theories of administration. Also brought forward in this study, are the main reasons for the degradation of school property, the forms of the intervention undertaken and the guidelines provided by the governing body responsible for Education in Portugal, on the use, maintenance and upgrading of schools, as well as the intervention policies in their renovation and requalification. From the methodological point of view, this research was based on a qualitative, naturalistic perspective of the descriptive type, interpretative approach, focusing on the case study of a Secondary School that integrates the Third Cycle of the Basic Education1. The instruments of data collection used were the survey applied to the different bodies of the educational community and the document analysis. The interpretation of the data was performed through the intersection thereof with the literature and the legislative framework on the issue in question. The conclusions of the study suggest that the participation of the whole school community is a key factor in the conservation and maintenance of school property and that there are conditions that foster this participation (such as the emotional involvement with the school and the ownership, by the community, of the decisions about the school) and others that discourage it, such as the distancing and or the inadequate communication and information between the members of the school community.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gonçalves, Cecília de Almeida
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents