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Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia Militar

Author(s): Guimarães, Pedro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10295

Origin: Academia Militar

Subject(s): Líderes emergentes; Grupos informais; Comportamentos de Liderança; Provas de situação; Observação


Description

O presente estudo identifica e caracteriza os fatores que fazem emergir um líder num grupo pequeno e informal e aperfeiçoa o instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar portuguesa. O instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar é composto por 21 variáveis de comportamento de liderança, tendo sido testado em 100 provas de situação. Após a análise dos dados coligidos, foi avaliado a eficiência do instrumento e desenvolvido uma ferramenta otimizada, composta por apenas 11 variáveis. Esta nova ferramenta foi testada em 47 provas de situação adicionais, dando origem a uma nova base de dados. Uma das conclusões mais importantes, é que o novo instrumento de diagnóstico reduziu a discrepância entre a avaliação quantitativa e a qualitativa da liderança (a diferença passou de 23% para 11%), mostrando uma potencial evolução na precisão. Este facto sugere que uma redução do número de comportamentos a monitorizar, aumenta a precisão da avaliação em provas de situação e contribui para um decréscimo de erros, distorções e enviesamentos na observação. A análise dos resultados obtidos sugere, também, que existem três comportamentos de que predizem a liderança emergente: o planeamento e controlo, a ascendência e a motivação.

Abstract This investigation focuses on characterizing emerging leader factors on a small and informal group and improves the diagnostic tool used by the Portuguese Military Academy. The diagnostic tool in use by the Military Academy is based on a questionnaire made of 21 leadership behaviour items, which was used for assessment in 100 group situation tests. Upon analysis of data collected with this tool, we assessed its efficiency and delivered an optimized tool consisting of 11 leadership behaviour items. The optimized tool was then used to assess 47 new group situation tests, therefore resulting in a new dataset. A major outcome from analysing the new dataset is that the optimized tool provided a lower gap between the qualitative and the quantitative assessments (the gap came down from 23% to 11%), showing a potential evolution of its accuracy. This observation supports the induction that a reduced set of leadership behaviour items to watch will enhance the assessment of a group situation test, and will contribute to decrease potential observation errors and biases. Another major outcome from the statistical analysis of data suggests that three leadership behaviours stood out as predictors for emergent leadership: planning and control, ascendancy, and motivation.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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