Author(s): Vidal, Ângela
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10306
Origin: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
Subject(s): Ensino das Artes Visuais; Arte; Criatividade; Artes visuais; Educação
Author(s): Vidal, Ângela
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10306
Origin: Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
Subject(s): Ensino das Artes Visuais; Arte; Criatividade; Artes visuais; Educação
O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, numa turma de 11º ano de Desenho A. O objetivo desta reflexão versa sobre a problemática da criatividade, o seu desenvolvimento nos alunos, e a influência que esta tem em todo o processo ensino/aprendizagem. Dedicadas à agilização do pensamento criativo, as primeiras aulas dos projetos elaborados ao longo do ano, efetuaram-se com o intuito de estimular aptidões criativas de fluidez, flexibilidade, originalidade e elaboração, de modo a facilitar as fases de concetualização e realização dos trabalhos dos alunos. Como estratégias de ensino teve-se em conta a aproximação ao mundo as artes, contacto com algumas obras de maior importância, apresentações em sala de aula, contacto com novos materiais e suportes para as produções plásticas, exposições e reflexões em grupo sobre o processo de elaboração dos projetos.