Document details

Uma ideia de paisagem na acção da HICA. Da transformação à percepção

Author(s): MOREIRA, César Machado

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10424

Origin: Escola Superior Artística do Porto

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FATP-AQI%2F4805%2F2012/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/PTDC%2FATP-AQI%2F4805%2F2012/PT;

Subject(s): Arquitectura; Teófilo Rego; Arquivo; Arquitetura Moderna


Description

A Hica, em 1947, iniciou um arquivo fotográfico, com o objectivo de documentar as obras dos vários aproveitamentos hidroeléctricos que a empresa se propunha construir. Cardoso de Azevedo, Teófilo Rego ou Mário Novais foram alguns dos fotógrafos que estiveram na região para registar as várias fases do processo: desde o levantamento topográfico à construção, até às obras construídas e à exploração hidroeléctrica. Não se trata de um simples inventário ou acervo documental, são imagens que retratam a obra e a vida dos agentes envolvidos na construção daqueles aproveitamentos. Como qualquer documentário, não é uma perspectiva neutra sobre o processo em curso. Essas imagens são a representação da transformação da paisagem idealizada pelos engenheiros, políticos e arquitectos envolvidos na operação. A realidade que as imagens representam nem sempre é comprovada nos documentos da empresa, onde são várias as descrições sobre as difíceis condições de habitabilidade dos trabalhadores, desde os processos de expropriação integral de aldeias, da inundação dos campos agrícolas, da transferência dos habitantes da região e das oportunidades económicas abertas com a construção da barragem. A transformação da paisagem acontece numa outra realidade que não está retratada nas imagens da Hica. A construção dos aproveitamentos hidroeléctricos estabeleceu lugares onde o olhar foi guiado por novas representações do espaço, assim como por novas práticas sociais e usos locais. O universo da Hica construiu-se em torno de uma rede de relações, de valores e de imagens: implicando directamente na materialidade do lugar, construindo os escalões e actuando sobre o olhar colectivo, proporcionando modelos de visão.

Este texto foi co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), no âmbito do projecto "Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego" (PTDC/ATP-AQI/4805/2012)

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents