Document details

O fundo fotográfico Teófilo Rego – da preservação ao acesso online

Author(s): BARRADAS, Graça

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10427

Origin: Escola Superior Artística do Porto

Project/scholarship: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/PTDC%2FATP-AQI%2F4805%2F2012/PT; info:eu-repo/grantAgreement/FCT/COMPETE/PTDC%2FATP-AQI%2F4805%2F2012/PT;

Subject(s): Arquitectura; Teófilo Rego; Arquivo; Fotografia


Description

A digitalização de fundos fotográficos, em particular no caso dos arquivos privados, os quais muitas vezes têm uma consulta restrita ou vedada ao público, é actualmente uma prática corrente com a dupla função de preservar e difundir. Assiste-se cada vez mais, e principalmente desde o final do século xx, à recuperação e/ou disponibilização ao público em geral, de fundos e colecções fotográficas, tanto por parte de entidades públicas como privadas. A presente comunicação pretende através da sistematização da experiência em curso do projecto de investigação “Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego”, reflectir sobre o procedimento que se inicia na preservação de um fundo fotográfico até ao seu acesso online, destacando os paralelismos com o panorama actual da recuperação de fundos de estúdios fotográficos comerciais do século XX em Portugal.

Este texto foi co-financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P. (PIDDAC) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade (POFC), no âmbito do projecto "Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego" (PTDC/ATP-AQI/4805/2012)

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo