Document details

O processo de transição na creche e no jardim-de-infância para o 1º ciclo

Author(s): Costa, Soraia Alexandra Graça

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10534

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Transição; Adaptação; Continuidade educativa; Articulação curricular; Creche; Jardim-de-infância; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Transition; Adaptation; Educational continuity; Curriculum articulation; Nursery care; Kindergarten


Description

O presente Relatório do Projeto de Investigação tem como principal intencionalidade compreender e interpretar de que forma decorre o processo de transição, nas duas instituições onde decorreu o meu estágio, e refletir acerca da importância da ação pedagógica dos Educadores relativamente a este processo e à forma como desenvolvem e enriquecem a sua ação em parceria, ou não, com outros agentes. Este trabalho baseia-se na abordagem de investigação qualitativa, no seio de um paradigma interpretativo, e visa dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas em dois contextos educativos: a Creche e o Jardim-de-Infância. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, as entrevistas às educadoras, as notas de campo e a análise documental. Os contextos de estudo estão enquadrados nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito das Unidades Curriculares Estágio I e II, do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo as participantes do estudo as educadoras cooperantes que me acompanharam e orientaram no processo de aprendizagem. As informações recolhidas foram cruzadas com referências teóricas provenientes da bibliografia consultada e com os saberes adquiridos não só nos estágios e nas UC’s acima mencionadas, mas também com as aprendizagens realizadas ao longo de todo o meu percurso de estudante, quer na Licenciatura em Educação Básica, quer no Mestrado em Educação Pré-Escolar.

The present research project has as main intent, to understand and interpret how does the transition proccess occur, in both institutions where my internship took place, and reflect upon the importance of pedagogical action of educators regarding this proccess and the way they develop and enrich joint action, or not, with other agents. This work is based upon the qualitative research approach, amidst an interpretative paradigm, and aims to disseminate the interpretative proccess of information taken on two educational contexts: the kidergarten and the day care center. The main sources of information collection are the participant observation, the educators interviews, the field notes and documental analysis. The study contexts are framed by the institutions where the internships were developed within the Stage I and II Curriculum Units of the Masters in Preschool Education course, where the participants of the study were the cooperative educators who accompanied and guided me in the learning proccess. The information taken were crossed with theory references from consulted bibliography and adquired knowledge not only in the internships and curriculum units mentioned above, but also all the learning accomplished throughout my entire student path, in the Elementary Education Degree and the Masters in Preschool Education.

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, Maria Teresa de
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents