Document details

A importância do jogo no processo educativo de crianças com dislexia

Author(s): Rodrigues, Carla Judite Tavares

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10601

Origin: Escola Superior de Educação João de Deus

Subject(s): Jogos; Brincadeiras; Brinquedos; Dislexia; Desenvolvimento infantil


Description

A presente dissertação de mestrado tem como finalidade apresentar uma breve perspetiva do objeto de investigação que se centrou, em primeiro lugar, numa pesquisa teórica sobre a dislexia, o jogo e os benefícios do jogo em crianças disléxicas, tendo como objetivo obter conhecimentos sobre a temática que me propus investigar. Este estudo mostra os jogos, brinquedos e brincadeiras como essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Brincar fomenta o funcionamento do pensamento e consegue níveis de desempenho que só as ações por motivação intrínseca conseguem ao estimular o aspeto cognitivo e motor da criança. A criança que brinca desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver, respeitando o direito dos outros e as regras determinadas pelo grupo. Ao brincar a criança prepara-se para o futuro, experimentando o mundo à sua volta dentro dos limites da sua condição atual e dando um sentido para a sua vida. Pretende-se com este estudo investigar a influência e importância que o jogo lúdico tem no processo educativo de crianças com dislexia. Desta forma, o que se apresenta é uma tentativa de demonstrar como os jogos, brinquedos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento de crianças portadoras de dislexia. O capítulo “Jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento da criança disléxica” tenta ilustrar e dar ênfase à necessidade dos jogos e brincadeiras que fazem parte da espontaneidade natural da criança, e também do contexto escolar determinado para o seu desenvolvimento físico, psicossocial e motor. A escola, sendo um espaço privilegiado de vida e aprendizagem, deve criar condições para o aluno realizar atividades lúdicas e, simultaneamente, poder usá-las como estratégia de ensino e de aprendizagem.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents