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Estudo sobre a implementação dos planos individuais de transição e inserção dos jovens com NEE na vida ativa

Author(s): Silva, Teresa Nobre Brito Palma Cesário da

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10704

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Plano Individual de Transição; Transição para a Vida Ativa; Necessidades Educativas Especiais; Escola Inclusiva; Individual Transition Plan; Transition to Day to Day Life; Special Educational Needs; Inclusive School


Description

De acordo com o Decreto-lei 3/2008 de 7 de Janeiro, sempre que os alunos apresentem necessidades educativas especiais de carácter permanente que os impeçam de acompanhar o currículo comum, a escola deve implementar um Plano Individual de Transição. É com esta premissa que este projeto de investigação se organiza, tentando perceber como é que a escola implementa o Plano Individual de Transição e a inserção do aluno com necessidades educativas especiais na vida ativa. A metodologia utilizada enquadra-se no paradigma qualitativo. Recorremos à entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados e informação. Entrevistámos 14 docentes de educação especial de alunos com NEE, a usufruir de um PIT. A entrevista foi individualizada e decorreu no ambiente natural da escola sede, de 10 agrupamentos do Concelho da Amadora. Também usámos um inquérito para caracterização demográfica dos participantes do estudo. Pela análise dos dados, podemos apreender que as escolas implementam os PIT e tentam dar respostas diferenciadas, de acordo com as necessidades específicas de cada jovem com NEE, mas têm dificuldades em finalizar as várias fases do processo de transição, principalmente ao nível da colocação dos jovens em estágios profissionais e no exercício de uma profissão.

According to Declaration 3/2008 from January 7th, whenever students demonstrate permanent special educational needs that prevent them from following the standard curriculum, the school should implement an Individual Transition Plan. The investigation of this project is based on this premise, trying to understand how the school implements the Individual Transition Plan and the insertion of the student with special education needs in day to day life. The methodology used fits into the qualitative paradigm. A semi-structured interview was the instrument used to collect data and information. 14 special education teachers with special education students that are part of an individual Transition Plan were interviewed. The interview was done individually and occurred in the natural school environment, in 10 groupings in the Amadora district. We also used a questionnaire to demographically characterize the participants in the study. In analyzing the data, we were able to learn that schools that implement the Individual Transition Plan and try to provide different answers, in accordance with the specific needs of each special education student; however, they have difficulty in finalizing the several phases of the transition process, especially when it comes to placing the students in professional internships or a work environment

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Marco
Contributor(s) Silva, Teresa Nobre Brito Palma Cesário da
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