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Percepções dos pais e professores face à problemática da criança com perturbação do espectro autista:A criação de uma unidade de ensino estruturado

Author(s): Pinto, Marinela de Fátima Granado

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10706

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Educação Especial; Família; Criança Diferente; Criança Diferente; Docentes; Unidade de Ensino Estruturado; Special Education; Inclusion; Family; Different Child; Teachers; Structured Teaching Unit


Description

Esta investigação foi elaborada no âmbito de Tese de Mestrado em Necessidades Educativas Especiais – Domínio Cognitivo Motor, realizada no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. O tema do trabalho, «Percepções dos Pais e Professores face à problemática da criança com Perturbação do Espectro Autista – A criação de uma Unidade de Ensino Estruturado», foi elaborado e baseado na procura de resposta à integração de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, com a finalidade de criar uma Unidade de Ensino Estruturado no Concelho de Caldas da Rainha. Este estudo foi efectuado nos Concelhos de Caldas da Rainha e Bombarral, em escolas do Primeiro Ciclo e Jardins de Infância onde encontrámos crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, algumas integradas no sistema público geral de educação de infância e outras no ensino privado. Participaram neste estudo 113 Professores e Educadores de Infância e 15 Pais. Para cumprirmos o nosso objectivo, procedemos a um estudo de natureza quantitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados dois questionários diferentes: um para os Pais de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo e outro para os Professores ou Educadores de Infância. Pretendeu, essencialmente, caracterizar as opiniões e as atitudes dos professores e pais sobre esta problemática e para a necessidade ou não da criação de Unidade de Ensino Estruturado, como sendo um suporte a este estudo. A estrutura e a apresentação deste trabalho são compostas por duas partes: o Marco Teórico e o Marco Metodológico. Numa primeira parte, o Marco Teórico, foi realizada uma revisão teórica onde se referiu a importância da Educação Especial em Portugal, a respectiva Lei actual em que nos baseamos e a Perturbação do Espectro do Autismo, Perturbação principal desenvolvida ao longo do trabalho, e respectiva procura de solução, para uma melhor integração dessas crianças, valorizando a família e todos os técnicos associados, com o fim à Inclusão destes alunos. Por fim foi descrito uma Unidade de Ensino Estruturado baseado no modelo Teacch, onde nos é apresentado a sua organização, o papel do docente, as estratégias de Intervenção e outros modelos pedagógicos/terapêuticos. Na segunda parte, o Marco Metodológico, corresponde ao estudo quantitativo. Encontra-se o segundo capítulo, onde são descritos a metodologia adoptada, o objectivo e respectivas hipóteses, a caracterização do grupo de estudo, a descrição do instrumento utilizado e o tratamento dos dados. No capítulo terceiro, encontra-se a apresentação dos dados obtidos e a análise dos resultados de modo pormenorizado. Apresentaram-se as características, necessidades e opiniões dos professores e pais face a uma Unidade de Ensino Estruturado. A análise de dados foi sujeita a um tratamento estatístico e apresentação gráfica com o Programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) Versão 18.0, para Windows, onde procedemos às respectivas frequências das respostas dadas pelos inquiridos e às médias das variáveis, tentando verificar quais os itens considerados pelos inquiridos, como sendo os mais importantes ou mais frequentes. No quarto capítulo, foi apresentado a conclusão, as limitações e propostas futuras. A análise dos resultados obtidos indicou uma opinião positiva quer dos pais quer dos docentes em relação à necessidade da criação de uma Unidade de Ensino Estruturado. No que se refere à relação dos inquiridos com a problemática da Perturbação do Espectro do Autismo, o grupo de estudo, evidenciou atitudes e sentimentos positivos e unânimes. A grande maioria deles tendeu a reconhecer que a Unidade de Ensino Estruturado é, de facto uma resposta plena aos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo, apresentando também outras propostas, como por exemplo, a criação de uma Associação de Apoio para Pais e a possibilidade de existir Formação para Pais. A conclusão evidenciou algumas barreiras simbólicas em relação às crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Os Professores/Educadores concordam maioritariamente com a integração de crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular. Os mesmos reconheceram que as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo beneficiam de muitas vantagens, e que tal integração contribui para o seu desenvolvimento equilibrado/harmonioso e para a realização dos objectivos de uma sociedade democrática. A partir do tratamento dos dados, podemos verificar que quer os pais quer os professores têm determinadas atitudes face à problemática dos seus filhos e dos seus alunos respectivamente. Com este estudo, ficamos a conhecer um pouco mais sobre a visão que os Professores/Educadores de Infância e os Pais de crianças que têm da problemática da Perturbação do Espectro do Autismo, das formas como colaboram entre si, permitindo aos profissionais reflectir sobre as suas estratégias e práticas de colaboração, não esquecendo que a família tem necessidades e uma cultura própria que deve ser respeitada, além de que tem direitos expressos na Legislação sobre os quais deve ser estabelecida. O presente trabalho, salientou a importância do apoio à escola, aos professores, às famílias e aos alunos que vivem este processo, com a finalidade de garantir melhores condições de participação e aproveitamento educacional. Acreditamos que o facto de se tratarem de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo nos remeteu para um estudo complexo, pois cada criança tem as suas características específicas. De acordo com estas considerações e de forma a dar continuidade ao presente estudo, bem como o colmatar das suas limitações, consideramos ser importante o desenvolvimento de investigações futuras, que analisem os benefícios da integração dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo. Nomeadamente analisar a relação dos alunos com Perturbação do Espectro do Autismo e o desenvolvimento das suas capacidades ao nível da comunicação, organização e interacção social na Unidade de Ensino Estruturado. Por fim, é apresentada a lista de bibliografia consultada para fundamentar esta investigação, definida em conformidade com a orientação proferida pela American Psychology Association (APA) e dos anexos considerados importantes para uma melhor compreensão da informação proporcionada no corpo principal do relatório. Para que se possa ter conhecimento de todo este trabalho, inclui-se, em anexo, os questionários utilizados, o protocolo enviado aos Directores do Agrupamento de Escolas e o Decreto Lei 3º / 2008.

This study was conducted in the municipalities of Caldas da Rainha and Bombarral at Primary Schools and Nursery Schools where children with Autism Spectrum Disorders were found, some of whom were integrated in the general public system of children’s education and others in private educational schools. In this study, 113 Teachers/Nursery School Teachers and 15 countries participated. To fulfill our aim, we proceeded with a study of a quantitive nature using two different questionnaires as a data collecting tool: one for the parents of children with Autism Spectrum Disorders and another for Teachers/Nursery School Teachers. Essentially, the intention was to characterize the opinions and attitudes of teachers and parents about this problematic situation and for the need or not, of the creation of a Structured Teaching Unit as support to this study. With this study, more knowledge was acquired about the vision that Teachers/Nursery School Teachers and Parents have about the problematic situation of Autism Spectrum Disorders, the ways they cooperate between each other, permitting professionals to reflect about their strategies and practices of cooperation, not forgetting that the family has needs, a culture of their own that must be respected, besides having expressed rights in the current Legislation of Portugal. Most tended to recognize that the Structured Teaching Unit is in fact a full response to students with Autism Spectrum Disorders.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Torres, Zélia
Contributor(s) Repositório Comum
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