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Inclusão de uma aluna com Trissomia 21 no ensino secundário: estudo de caso

Author(s): Rodrigues, Cármen Sofia Gomes

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10760

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Educação Inclusiva; Diferenciação Curricular; Ensino Secundário; Trissomia 21; Estratégias de Ensino; Inclusive Education; Curricular Differentiation; High School; Down Syndrome; Teaching Strategies


Description

Com o alargamento da escolaridade obrigatória, os alunos com Necessidades Educativas Especiais com Currículo Específico Individual veem o seu percurso escolar alargado até ao ensino secundário. A escola que se pretende inclusiva deverá pois ter respostas para receber estes alunos e proporcionar ferramentas adequadas ao seu desenvolvimento e sucesso educativo, promovendo uma adequada transição para a vida pós-escolar. O presente estudo procura dar um contributo para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais com Currículo Específico Individual no ensino secundário, com a particularidade do caso estudado ser com uma aluna portadora de trissomia XXI, observando as práticas inclusivas adotadas pelos professores do ensino secundário. Temos como propósito observar e compreender as práticas inclusivas num contexto de ensino secundário, verificar as dificuldades apresentadas pelos professores na escola inclusiva, averiguar a forma como se elaboraram as adaptações curriculares para a aluna e verificar a implementação das mesmas. Como metodologia de recolha de dados, recorremos às observações naturalistas, entrevistas às docentes da turma na qual a aluna se inclui, bem como à sua diretora de turma e à análise do conteúdo do currículo da aluna. Os resultados encontrados levam-nos a concluir que os professores se encontram abertos à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais no ensino secundário, efetuando alterações às suas práticas, métodos, estratégias de ensino e de avaliação, a fim de incluir estes alunos Verificámos no entanto que estes revelam algumas inseguranças, referindo a necessidade de formação ao nível dos saberes competências e atitudes perante os alunos com necessidades educativas especiais.

With the expansion of compulsory education, Special Needs (with specific individual curricula/curriculums) students will see their education extended to the high school level. Schools wanting to include these students will have to provide means adequate to their development and educational success, promoting an appropriate transition to life after school. The present study seeks to contribute to the reflection on including Special Needs students in high school, in this specific case a female student with Down Syndrome (Trisomy 21), by observing the inclusive practices adopted by high school teachers. Our purpose is to observe and understand those inclusive practices in a high school context, check any difficulties teachers have and ascertain the way curricular modifications are made for this student and verify their implementation. For methodology and data collection we turn to naturalistic observation, interviewing the teachers of classes she will be attending, as well as her class director, and analysis of the student’s curriculum. The results found lead us to conclude that teachers are open to including Special Needs students in high school, changing their practices, teaching and evaluation strategies in order to include these students. However, we found that some have insecurities, referring the need for training in terms of knowledge, competences and attitudes towards the Special Needs students.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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