Document details

Estudo comparativo de 5 ferramentas, não invasivas, de avaliação nutricional em idosos de uma instituição do concelho do Seixal

Author(s): Catita, Diogo André dos Reis de Sousa

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10837

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Idosos; Avaliação nutricional; Mini nutritional assessment short form; Perímetro geminal


Description

Introdução: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a população mundial está a envelhecer exigindo, na área da saúde, uma resposta adequada às necessidades desta faixa etária. Um dos desafios coloca-se ao nível da avaliação do estado nutricional dos idosos onde, atualmente, várias ferramentas são utilizadas. Pretende-se com este trabalho contribuir para identificação de uma ferramenta ou de um conjunto de ferramentas úteis para avaliação nutricional do idoso na população portuguesa. Este estudo poderá igualmente contribuir para uma avaliação nutricional mais confortável para o idoso, para uma redução de custos e uma otimização de recursos.

Objetivos: Comparação da sensibilidade de cinco ferramentas, não invasivas, de rastreio/avaliação nutricional numa população idosa e avaliação do respetivo tempo de aplicação.

Materiais e Métodos: Estudo transversal observacional com uma amostra de conveniência, usando cinco ferramentas de rastreio/avaliação nutricional não invasivas: SGA; MNA(SF); MUST; NRS 2002 e Perímetro Geminal (PG). Para comparação das ferramentas de rastreio/avaliação nutricional, criou-se um Índex Combinado (IC). O IC servirá igualmente para confirmação de desnutrição ou risco de desnutrição, quando pelo menos 2 das 5 ferramentas confirmarem o mesmo resultado.

Resultados: Amostra de 83 idosos com idade média de 78.5 (±8.7) anos, e um valor médio de IMC de 26.72 (±5.2) Kg/m2. O estudo revelou que para esta amostra as ferramentas mais sensíveis foram o MNA-SF e o PG. O PG foi a ferramenta de mais rápida aplicação (40”) e o SGA a mais demorada (9’).

Conclusão: Este estudo identificou o MNA-SF e/ou PG como as ferramentas de avaliação/rastreio nutricional mais adequadas à amostra estudada. Apesar do PG ser uma ferramenta sensível e rápida, não deve ser usada em idosos com edema dos membros inferiores. A ferramenta MUST, validada para Inglaterra, foi pouco sensível na amostra estudada.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fonseca, Jorge; Bernardo, Maria Alexandra
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents