Document details

Estudo in vitro comparativo da citotoxicidade de dois cimentos endodônticos modificados com clorhexidina

Author(s): Lucas, Bernardo Maria de Bettencourt Nicolau e

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10877

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): AH Plus; Clorhexidina; Citotoxicidade; MTA Fillapex


Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Objectivo: Comparar in vitro o efeito citotóxico de dois cimentos endodônticos modificados com digluconato de clorhexidina em fibroblastos 3T3 de rato.

Materiais e Métodos: Formas cilíndricas com AH Plus® (Dentsply DeTrey, Konztanz, Alemanha) e MTA Fillapex® (Angelus, Londrina, PR, Brasil) com ou sem digluconato de clorhexidina (1%, 2% e 3%) foram incubados 24h para presa. A formação de extratos dos cimentos seguiu as normas ISO, formaram-se 11 grupos em meio de cultura durante 1 hora, 24 horas e 72 horas. Os fibroblastos 3T3 foram incubados com os extratos 24 horas. Fibroblastos em meio de cultura foram utilizados como controlo. A viabilidade celular foi medida através do ensaio do MTT. Os resultados foram analisados estatisticamente no IBM SPSS Statistics (versão 23.0) com os testes: ANOVA one-way, ANOVA one-way com correção de Brown-Forsythe e teste post-hoc Tamhane. O nível de significância foi p < 0,001.

Resultados: A concentração de clorhexidina parece afetar a toxicidade dos cimentos ao longo do tempo de forma diferente. Aumentar a concentração da clorhexidina diminuiu as diferenças de citotoxicidade de maneira inversamente proporcional do AH Plus nos tempos estudados. Com o MTA Fillapex ocorreu o contrário, com o aumento da concentração da clorhexidina apareceram diferenças significativas entre 1 hora e 24 horas. O próprio efeito citotóxico da clorhexidina parece ser diferente dependendo da composição do cimento.

Conclusão: Ambos os cimentos estudados são citotóxicos. O MTA Fillapex é significativamente mais citotóxico que o AH Plus. A severa citotoxicidade do MTA Fillapex mantem-se durante os tempos estudados, no entanto a citotoxicidade do AH Plus após um aumento inicial, diminuiu a partir das 24 horas. A incorporação da clorhexidina aumenta a citotoxicidade do AH Plus de forma progressiva aumentando-a mais que no MTA Fillapex.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Velázquez González, Diego; Barahona, Isabel
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents