Document details

A relação entre prevalência de cárie dentária e o índice de massa corporal em pacientes da Clínica Dentária Egas Moniz na primeira consulta de triagem

Author(s): Monteiro, Inês Isabel da Silva

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10885

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Cárie dentária; IMC; Índice CPO-D; Adultos


Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Introdução: A prevalência moderada a elevada de cárie dentária e de problemas nutricionais que levam a alterações corporais, tais como o excesso de peso e a desnutrição, são uma realidade quer em países desenvolvidos como em subdesenvolvidos.

Objetivo: Estabelecer uma relação entre o Índice de dentes cariados, perdidos e obturados (Índice CPO-D) e o Índice de Massa Corporal (IMC) numa amostra de pacientes da Clínica Dentária Egas Moniz que recorreram à consulta de triagem.

Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo transversal e retrospetivo através do levantamento de 499 processos clínicos de indivíduos entre os 20 e os 60 anos, que não apresentavam patologias nem se encontravam medicados. Destes processos foram recolhidas as variáveis de peso e altura para obtenção do IMC e do número de dentes cariados, perdidos e obturados para o Índice CPO-D.

Resultados: Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os valores do Índice CPO-D de acordo com as categorias de IMC (baixo peso, peso ideal e excesso de peso) na nossa amostra. Verificou-se que o aumento do Índice CPO-D é diretamente proporcional ao aumento do IMC quer para a amostra total como também para as amostras do género feminino e masculino. Na amostra do sexo feminino foi encontrada significância estatística entre as mulheres com baixo peso e os grupos de mulheres com peso ideal e excesso de peso. Na amostra masculina a significância estatística só se verificou entre os grupos de baixo peso e excesso de peso.

Conclusões: Apesar de se poder concluir que existe relação entre o Índice CPO-D e o IMC são necessários estudos futuros em adultos que caracterizem melhor esta relação.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, José Martins dos
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents