Document details

A apresentação de produções e o desenvolvimento de competências de comunicação de crianças

Author(s): Costa, Andreia da Silva

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10994

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Apresentação de produções no 1º ciclo; Comunicação em sala de aula; Pedagogia diferenciada; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Productions presentation in the 1st cycle; Communication in classroom; Differentiated pedagogy


Description

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do curso Mestrado em Ensino Pré-Escolar e Ensino 1º Ciclo do Ensino Básico, sobre uma investigação decorrida no contexto onde realizei o estágio. O estágio decorreu num estabelecimento de ensino público no 1º Ciclo do Ensino Básico numa sala de 4º ano de escolaridade com alunos de idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos de idade. Este projeto tem como temática o estudo da intencionalidade pedagógica da Apresentação de Produções e o desenvolvimento de competências de comunicação das crianças. Este trabalho tem como suporte a Investigação Qualitativa, considerando o paradigma interpretativo e pretende apresentar e analisar as informações recolhidas no contexto educativo do 1º Ciclo, mais propriamente no 4º ano de escolaridade, assim como a intervenção desenvolvida por mim. Os instrumentos e procedimentos de recolha de informação utilizados no contexto são a observação participante, entrevistas realizadas às crianças e ao professor cooperante e a análise documental do projeto curricular de estabelecimento.

This study was developed as part of the Master course in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education on an elapsed research in the context where I performed the stage. The stage took place in a public educational institution in the 1st cycle of basic education in a 4th grade classroom as students aged between 9 and 13 years old. This project has as its theme the study of the pedagogical intention Productions presentation and the development of communication skills of children. This work is supported by the Qualitative Research, considering the interpretative paradigm and aims to present and analyze the information gathered in the educational context of the 1st cycle, more specifically in the 4th grade, as well as intervention developed by me. Instruments and data collection procedures used in the context are participant observation, interviews the children and the teacher cooperative and documentary analysis of the curricular project of establishment.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pessoa, Ana Maria
Contributor(s) Costa, Andreia da Silva
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents