Author(s):
Rodrigues, Ana
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/10996
Origin: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
Subject(s): Educação Pré-Escolar; Ensino das Ciências; Conhecimento do Mundo; Visitas de Estudo; Aprendizagem Ativa; Metodologia de Projeto; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Este estudo demonstra a importância que os animais têm no quotidiano das crianças, nomeadamente em sala de pré-escolar, com crianças de 5 e 6 anos de idade. Começo por contextualizar o campo de estágio referindo os recursos físicos e valências, o modelo utilizado em sala, a caraterização do grupo de crianças, a rotina das crianças, os recursos humanos, a organização da sala e os recursos materiais. De seguida apresento o problema estudado e as questões associadas a este e às quais responderei no final do trabalho. No capítulo 1 denominado por enquadramento teórico saliento os autores de referência a que recorri, não só para analisar o documento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, como também apresento a base da minha investigação referindo o significado associado ao termo literacia científica/ o ensino das ciências/ a área do conhecimento do mundo e a importância das visitas de estudo e da metodologia de trabalho de projeto. O capítulo 2 apresenta a metodologia utilizada neste estudo, bem como as caraterísticas inerentes a esta, as técnicas de recolha e produção de dados a que recorri e a análise e interpretação de informação qualitativa. No capítulo 3 explicito a importância das visitas de estudo e do trabalho de projeto para o tema em estudo, no capítulo 4 refiro os resultados de aprendizagem alcançados interligando os aspetos essenciais da minha investigação e no capítulo 5 reflito acerca das respostas às perguntas que me propus estudar e ainda reflito acerca de alguns constrangimentos que senti. Seguem-se as referências bibliográficas, a webgrafia e os anexos.