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Brincado com sons e palavras

Author(s): Mendes, Vânia

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11010

Origin: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Subject(s): Educação Pré-Escolar; Literatura infanto-Juvenil; Rimas Tradicionais; Rimas Infantis; Jardim de Infância; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente estudo tem como base a pouca utilização de rimas infantis em contexto de Jardim de Infância por parte dos educadores, segundo o que observei ao longo dos estágios realizados, na minha Licenciatura e Mestrado. Este estudo decorre da minha questão de investigação: “Como são usufruídas as rimas e cantigas tradicionais infantis em contexto de Jardim de Infância?” e tem como principal objetivo promover o uso das rimas e cantigas infantis neste contexto, através do elenco das suas vantagens para o desenvolvimento da criança. Os objetivos específicos decorrem do enunciado: perceber o que é feito em contexto de Jardim de Infância a nível de rimas e cantigas tradicionais infantis; identificar, compreender e refletir sobre a importância pedagógica das rimas infantis; elencar razões possíveis para as práticas existentes (ou não) do uso de materiais da lírica tradicional infantil; encontrar propostas para promover o uso das rimas e cantigas infantis de origem tradicional. Nesta sequência, é ainda pertinente refletir sobre como poderá o educador criar ambientes promotores destes materiais tradicionais em contexto de Jardim de Infância, onde é determinante a qualidade dos mesmos; para além de diversão garantida, estas rimas e cantigas infantis passam à criança desde fundações emocionais até elementos de organização fonológica, assim como novo vocabulário. Podem ainda ajudar as crianças a conhecer o mundo que as rodeia, como nos será decifrado por Costa (1992, 2012), Pocinho (2007), Parafita (1999) entre outros. Sim-Sim (1998) e Cordeiro (2009) apresentaram teorias acerca do desenvolvimento da linguagem. Do ponto de vista metodológico a nossa investigação utilizou a observação participante, pois é aquela que melhor se enquadra numa base conceptual que suporta a operacionalização e análise dos dados que surgem no quotidiano educativo. Também foi feita pesquisa arquivística e a realização de questionários a educadores de infância e a auxiliares de ação educativa no ativo. Foi feita ainda uma recolha de rimas e cantigas infantis presentes em alguns Cancioneiros, assim como uma recolha de bibliografia passível de ser consultada em estudos posteriores sobre o mesmo assunto.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Batalim, Dora
Contributor(s) Mendes, Vânia
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