Document details

A criatividade: a necessidade da promoção da atividade criadora o pré-escolar

Author(s): Moser, Vera Maria Dória Nóbrega de

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11066

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Criatividade; Processos Criativos; Expressão Plástica; Pré-Escolar; Educador; Criativity; Creativ Process; Artistic Expression; Preschool; Kindergarten Teacher


Description

O presente relatório trata de uma investigação-ação, baseado no tema da promoção da criatividade através da Expressão Plástica. O indivíduo vai-se apoderando dos processos criativos através da produção e da posterior reflexão do trabalho realizado. É a partir do juízo que a criança realiza, que o educador é capaz de recolher informações sobre os seus sentimentos e o modo como esta observa o mundo que a rodeia. “A expressão plástica não se limita a comunicar apenas mensagens convencionais mas também algo de muito pessoal, que pode levar a alterar códigos conhecidos.” (Rodrigues, 2002, p. 14). Com a realização deste relatório, pretendemos fomentar os processos criativos das crianças e ainda compreender a forma como a educadora trabalhava na sala de 5 anos de um colégio em Lisboa. Refletimos também sobre o papel do adulto, como membro incentivador ou inibidor da ação criadora. Durante todo o percurso tivemos em conta a diversidade das técnicas utilizadas, fomentando o conhecimento do grupo. Realizamos observações e intervenções planeadas, promovendo as áreas de interesse do estudo. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é evidenciar as potencialidades da atividade criadora da criança, frisando a urgência no ato do desenvolvimento.

The following research project consists of an investigation based on a theme promoting creativity through the plastics. It is through the production of numerous essays and the posterior reflection and judgement of the work accomplished, that an individual starts to possess creative processes. It is from our judgement, elaborated from its production, that a kindergarten teacher is capable of gathering information about a child’s feelings and the way in which they view their surroundings/ the world around them. “A expressão plástica não se limita a comunicar apenas mensagens convencionais mas também algo de muito pessoal, que pode levar a alterar códigos conhecidos.” (Rodrigues, 2002, p. 14). With the completion of this report, we aim to develop children’s creative learning and understand the ways in which the kindergarten teacher worked in a class of 5 year olds from a school in Lisbon. On top of that, the role of the adult is still portrayed as being an incentive one towards the children. Throughout the whole way, the diverse techniques used have been taken into account, stimulating the group knowledge. Planned observations and interventions have also been fulfilled, promoting the interest areas in the study. Thus, the focal objective of this exploration is to highlight the potential of the founding activities of a child, emphasising greatly on the developing stage.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Latka, Joanna
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents