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A importância da psicomotricidade na educação pré-escolar

Author(s): Monteiro, Cláudia Sofia Nunes

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11067

Origin: Instituto Superior de Educação e Ciências

Subject(s): Psicomotricidade; Infância; Educação pré-escolar; Dificuldades de aprendizagem; Formação; Psychomotor; Childhood; Development; Pre-school education; Learning disabilities; Training


Description

A presente investigação insere-se no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e foi desenvolvida com um grupo de vinte e quatro crianças com três anos de idade de um colégio privado no concelho de Lisboa. A Educação Pré-Escolar tem um papel de extrema importância para o desenvolvimento global da criança e é neste contexto que a Psicomotricidade assume um papel central no processo de ensino-aprendizagem, já que compreende a Educação como um processo amplo, que se estende além do conhecimento dito teórico. Este estudo tem por objetivo investigar a importância da Psicomotricidade na Educação Pré-escolar, como meio de promover o desenvolvimento das crianças, através de experiências motoras, cognitivas e socioafetivas de extrema importância para a formação das mesmas. A metodologia utilizada para a realização deste estudo baseou-se na leitura aprofundada de revisão bibliográfica e na recolha de dados, de forma a chegar a uma conclusão pertinente. Este estudo centra-se num design de investigação-ação, num paradigma qualitativo/interpretativo. Para aquisição dos dados necessários à obtenção de respostas às questões de estudo, foram utilizados: o questionário a trinta profissionais de Educação Pré-Escolar e uma intervenção com a duração de quatro sessões de Psicomotricidade aliadas a uma temática trabalhada em sala de aula, mais precisamente “A Reciclagem”, com apenas metade do grupo de crianças, de forma a compreender qual o contributo da Psicomotricidade na aprendizagem da temática. Os resultados das quatro intervenções comprovam que a Psicomotricidade contribui decisivamente para a construção do conhecimento facilitando o processo de ensino-aprendizagem nas crianças que frequentam esta primeira etapa da Educação Pré-Escolar. Podemos concluir que há necessidade de rever os diversos modelos da implementação da prática da Psicomotricidade no contexto de Jardim de Infância, bem como ministrar cursos de formação aos educadores e professores, explorando a transversalidade dos domínios mencionados nas Orientações Curriculares de Educação Pré-Escolar (OCEPE) de modo a maximizar o seu conhecimento sobre um tema tão importante, visto que através dos resultados dos questionários, podemos observar que mesmo tendo os educadores de infância, uma formação adequada para a implementação da Psicomotricidade, ainda assim, demonstram preferência na realização de atividades com a intervenção de profissionais especializados na área.

This research falls within the scope of the Course of Supervised Teaching Practice, from the masters qualifying for teaching in Pre-school Education and it was implemented to a group of twenty-four children aged three-years-old from a private school in Lisbon. The pre-school education has a role of utmost importance to the child's overall development and aspects involving psychomotor favoring the teaching-learning process as they understand education as something broader than the so-called "theoretical knowledge". The pre-school education has a role of utmost importance to the child's overall development and it is in this context that aspects involving psychomotor development are central to the teaching-learning process as they consider Education as a broader process that goes beyond the theoretical knowledge. This study aims to investigate the importance of psychomotor in pre-school Education, as a means of promoting the development of children through motor, cognitive and social-affective experiences of extreme importance for their formation. The methodology used for this study was based on in-depth reading literature review and data collection in order to reach a meaningful conclusion. This study is based upon an investigation-action design, in a qualitative / interpretative paradigm. To acquire the necessary data in order to obtain answers to the study questions, we applied a questionnaire to thirty pre-school Education professionals and we implemented four sessions of Psychomotor about "Recycling", with only half of the group of children in order to understand the contribution of Psychomotor activities in learning about this theme. The results of our intervention show that the Psychomotor activities help building knowledge by facilitating the teaching-learning process in children attending the preschool education school. There is a need to review the various models of implementing the practice of Psychomotor activities in children daycare context, as well as provide training courses to educators and teachers, exploring connections of the areas mentioned in Orientações Curriculares de Educação Pré-Escolar” (OCEPE) in order to maximize their knowledge on such an important issue, since through the results of the questionnaires we can observe that even having childhood educators, adequate training for the implementation of Psychomotricity, nonetheless, demonstrate preference in motor activities with the assistance of specialized professionals in the field.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Silva, Cláudia Susana Rosa Correia da Rocha e
Contributor(s) Repositório Comum
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