Document details

A obra arquitetónica em educação visual

Author(s): Gonçalves, Cláudia Alexandra Rodrigues Monteiro

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11099

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Obra arquitetónica; Educação visual; Proporção; Escala; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Architectural buildings; Visual education; Proportion; Scale


Description

O presente estudo insere-se no âmbito da área curricular de Educação Visual do 3º ciclo do ensino básico, e visa a utilização da obra arquitetónica como recurso educativo para a aquisição de noções de proporção e escala na representação das formas tridimensionais. O tempo de investigação e intervenção teve a duração de dois períodos letivos e foi desenvolvida com uma turma do 8ºano de escolaridade. Ao longo desta investigação, procurou-se averiguar se a perceção da volumetria de uma obra arquitetónica contribuía para o alargamento dos conceitos de proporção e escala e posterior aplicação destes na representação das formas tridimensionais, por parte dos alunos, na realização de maquetes de obras arquitetónicas. Aspira-se que este estudo constitua um contributo para a promoção da relação do aluno enquanto “Homem” com a obra arquitetónica, e que dessa vivencia o individuo enriqueça a sua educação espacial.

Within the scope of Elementary School's 3rd grade Visual Education curricular area, this study focus on the usage of architectural work as an educational resource to grasp the concepts of proportion and representation scale on tridimensional forms. Investigation and intervention lasted for two terms with the direct involvement of an 8th grade class. Throughout this investigation arquitectural scaled models were made by the students to determine if architectural buildings' perception of volumetry helped improving understanding of scale and proportion concepts, as well as subsequent application on tridimensional form's representation. This study aspires to be a contribution to promote the relationship between Student (as a Man) and Architecture, allowing students to improve their understanding of spacial education.

Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Rocha, Margarida
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents