Author(s):
Felgueiras, Ana
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11159
Origin: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
Subject(s): Ensino Básico; Creche; Papel do Educador; Qualidade da creche; Comportamento Infantil; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Este estudo consiste na qualidade do gesto do educador em creche, cujo objecto de estudo é a atitude e qualidade do educador face às diversas manifestações comportamentais das crianças em creche, em que a atitude do educador será determinante na intervenção pedagógica. Deste modo, este trabalho tem como objectivos: (i) Analisar em diversas situações (actividades, rotinas diárias, situações espontâneas) as características comportamentais da criança em creche; (ii) Adequar a postura do educador e de outros profissionais quando estão perante situações “problemáticas” e outros acontecimentos; (iii) Avaliar as práticas educativas em creche. A metodologia deste relatório final é de carácter qualitativo descritivo, em que que as técnicas de recolha de dados consistem na observação directa, observação participativa e continuada, tal como, notas de campo. Por sua vez, os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram actividades previamente planeadas, bem como o próprio investigador. Porém, as activadas previamente planeadas não foram o único instrumento de recolha de dados, uma vez que neste estudo estiveram presentes situações de rotinas diárias, bem como, situações espontâneas. Assim sendo, após a observação das actividades, rotinas diárias e situações espontâneas, procedeu-se ao registo das mesmas nas notas de campo, descrevendo as diversas manifestações comportamentais das crianças e as respectivas atitudes dos profissionais envolvidos. Denotou-se assim que é fulcral o educador adoptar uma postura calma e serena, onde a prática diária deverá estar aliada à teoria pré-concebida. Em suma, é importante que exista uma boa relação entre o educador e a instituição (creche), bem como identificar-se com a metodologia, com os restantes profissionais e pais, de forma a tornar possível a coesão das práticas educativas.