Document details

Conhecimento e inovação numa empresa do setor da construção de moldes

Author(s): Matos, Dulce ; Tavares, Paulo Jorge Carvalho

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11451

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Conhecimento; inovação; estratégia; setor de moldes; knowledge; innovation; strategy; sector of molds


Description

Comunicação apresentada nas XXVI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Cientifica, 3-6 de fevereiro de 2016, Idanha-a-Nova, Portugal

O presente trabalho constitui um estudo sobre o conhecimento, inovação e estratégias existentes num grupo de empresas do setor da construção de moldes na zona industrial da Marinha Grande. O método utilizado é um estudo de caso único, sendo que para o trabalho empírico foi escolhido o Grupo Moldoeste. Nesta organização são efetuadas entrevistas a quatro gestores, com o intuito de perceber que tipo de conhecimento prevalece e, dado a sua importância, como se desenvolve e torna explícito para todos os seus membros, trazendo vantagens. Além do conhecimento, importa também conhecer quais as inovações e estratégias praticadas no Grupo Moldoeste, estando no entanto estes dois temas sempre ligados ao conhecimento. Após o trabalho de campo, que se constitui pela realização de entrevistas, observação direta e recolha de documentos, relacionou-se a análise efetuada às entrevistas com as várias temáticas abordadas ao longo da revisão bibliográfica, tentando encontrar para cada uma dessas temáticas, aspetos conclusivos que visam confirmar ou infirmar a relação entre os resultados empíricos e o estudo teórico.

The present work constitutes a study about the knowledge, resulting innovations and existing strategies in a group of companies in the molds construction industry, at Marinha Grande industrial area. The method used is a single case study, through an empirical work in the Moldoeste Group. In this organization interviews with four managers were carried out, in order to understand what kind of knowledge prevails and, given its importance, how it develops and turns explicit for all members, understanding what advantages it brings. Beyond knowledge, it is also important to know which innovations and strategies are practiced in the Moldoeste Group, taking into consideration that these two themes are linked with knowledge. After the field work, which is based on interviews, direct observation and collection of documents, the analysis of the interviews was related with the various themes addressed during the literature review, trying to find, for each of these themes, conclusive aspects which aim to confirm or deny the relationship between the empirical results and the theoretical study.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents