Document details

Governo das sociedades: transparência ou marketing

Author(s): Faria, Isilda Maria Vieira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11474

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Governo das sociedades; Manipulação dos resultados; Acréscimos discricionários


Description

Este trabalho tem por objetivo ser mais um contributo para o estudo da temática de governo das sociedades relativamente às empresas cotadas portuguesas. Pretendia-se responder às questões: A maior qualidade da informação financeira está associada a maiores níveis de bom governo? A crescente importância e implementação das regras de bom governo, ocorridas na última década, estão associadas a um maior nível de qualidade da informação financeira? Com vista a alcançar o nosso objetivo definimos uma amostra representativa das sociedades cotadas na Euronext Lisbon, com base na qual procedemos à análise da relação entre as características do governo dessas sociedades e a qualidade da informação financeira por elas evidenciada para o período 2009-2013. Nenhuma das hipóteses definidas inicialmente se verificou verdadeira. Face aos resultados obtidos, concluímos que para as empresas portuguesas com valores cotados nos anos mais recentes as características do governo das sociedades continuam sem ter uma relação positiva com a qualidade da informação financeira. Quando foi realizado um estudo comparativo utilizando um horizonte de 20 anos, os resultados mostram que malgrado um aumento da qualidade contabilística estar associada às maiores empresas, que não se verificava anteriormente, continuou a não se encontrar relações estatísticas que comprovem que o cumprimento das melhores práticas de governação internacionais se traduz numa melhoria da informação financeira apresentada por essas empresas. Assim sendo, podemos afirmar que apesar dos regulamentos terem evoluído para a existência de um bom governo das sociedades, continua a haver falta de transparência nas informações apresentadas pelo que se pode concluir que o relatório de governo das sociedades é um instrumento de marketing para iludir a perceção dos utentes dessa informação.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Góis, Cristina Maria Gabriel Gonçalves
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents