Document details

Quantificação do Produto da Força Aérea

Author(s): Ferreira, Emanuel

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11652

Origin: Academia da Força Aérea

Subject(s): Engenharia Organizacional; Organizational Self-Awareness; Produto; Valor


Description

O instinto do Homem se agrupar, tornando-se mais forte e capaz na busca de um objetivo comum, remonta aos primórdios da sua existência. Através de gerações, esta reunião de capacidades e competências individuais, sucessivamente também mais organizada, permitiu-lhe obter uma maior vantagem para o grupo. Constitui-se assim o conceito primário de Organização: duas ou mais pessoas que realizam tarefas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado, através da afetação dos diversos meios e recursos disponíveis. Uma das maiores condicionantes deste conceito é o meio ambiente em que a organização se insere num determinado momento. Atualmente, a capacidade de adaptação a este meio ambiente que a rodeia torna-se uma valência fundamental para o seu sucesso. As alterações deste contexto são cada vez mais rápidas e mais frequentes, exigindo que as organizações desenvolvam uma capacidade de reação mais célere e eficaz. Quando uma organização não tem a capacidade de reagir às alterações do meio ambiente, muito facilmente é ultrapassada pelas suas concorrentes e, consequentemente perde o seu lugar no mercado. De acordo com os fundamentos de Engenharia Organizacional, sabe-se que as organizações podem dotar-se de mais ferramentas que permitem a sua adaptação às transformações vigentes, sejam externas ou internas. O Organizational Self-Awareness é uma destas ferramentas, através do seu domínio é esperado que os membros de uma organização tenham conhecimento não só sobre a sua função no grupo como também a função dos outros e ainda, que a própria organização conheça os seus membros e as ações de cada um. Na presente dissertação, através da aplicação dos conceitos de Engenharia Organizacional, pretende-se estudar o produto gerado pela Força Aérea e fazer um paralelismo com os mesmos produtos ou seus semelhantes criados por outras entidades. Este estudo servirá para aumentar o Organizational Self-Awareness da Força Aérea, bem como auxiliar na tomada de decisão na organização.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Ferreira, Emanuel
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents