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Alteração da metodologia de ensino na colocação de postes de fibra de vidro: influência no cumprimento do selamento apical protocolado em clínica de reabilitação oral I

Author(s): Gomes, Pedro Gonçalo Marques Cabrita Oliveira

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11768

Origin: Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, CRL

Subject(s): Metodologias de ensino; Selamento apical; Postes; Alunos


Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Introdução: A reabilitação de dentes comprometidos a nível endodôntico é cada vez mais uma realidade devido ao aumento dos tratamentos conservadores. O selamento apical remanescente é um fator de importância no sucesso da reabilitação com postes. Este estudo pretende avaliar se o protocolo de selamento apical exigido (≥ 3,5 mm)1 é cumprido por um mínimo de 75% dos alunos por ano letivo, e verificar se a proporção de dentes que cumprem o protocolo é ou não influenciada pelo ano letivo de preparação. Materiais e métodos: Procedeu-se à formação dos alunos para a colocação de um poste de fibra de vidro. Posteriormente, os alunos executaram o procedimento respeitando sempre os 4 mm apicais de zona de segurança. A amostra é constituída por 184 dentes dos anos letivos de 2011/12 e 2012/13, e 98 dentes do ano letivo 2014/15. A confirmação da execução desta técnica foi feita através de radiografias digitais (RVG), e medida utilizando o software “Owandy QuickVision Imaging Software”. Resultados: Fez-se uma estimativa populacional para a proporção de cumpridores do protocolo e verificou-se que nos anos letivos 2011/12 - 2012/13, para um IC a 95%, 83,7 a 93,2% dos alunos cumpriram o protocolo. Do mesmo modo, no ano letivo 2014/15 verificou-se que 76,0 a 91,2% dos alunos cumpriram o protocolo. Através de um teste estatístico do Qui-quadrado obteve-se um valor de p=0,282 (p>0,05) e verificou-se que as variáveis em estudo “selamento conforme o protocolado” e “ano letivo” são independentes. Conclusão: Em ambos os anos letivos os valores estimados situam-se acima do valor mínimo exigido (75%) de aproveitamento dos alunos por UC. A proporção de dentes com um selamento apical ≥ 3,5% não é influenciada pelo ano letivo de preparação.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Maurício, Paulo
Contributor(s) Repositório Comum
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