Author(s): Almeida, Paula Cristina Moreira Gonçalves de
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11824
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Educação Especial; Crianças Autistas; Autismo; Relações Entre Pares
Author(s): Almeida, Paula Cristina Moreira Gonçalves de
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11824
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Educação Especial; Crianças Autistas; Autismo; Relações Entre Pares
O presente estudo, insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Especial, ministrado na Escola Superior de Educação/Instituto Politécnico de Coimbra, e visa perceber e promover o desenvolvimento de uma criança com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), nomeadamente na sua interação com os pares, em vários contextos de intervenção. A inclusão é um grande desafio que se coloca à escola. É fundamental que esta seja capaz de promover os meios mais adequados para responder com eficácia às necessidades educativas das crianças com Necessidades Educativas Especiais, neste caso, em especial, na perturbação do espectro do autismo. É neste contexto, que pretendemos obter resposta ao nosso problema inicial que nos leva à seguinte questão: Em que medida os programas de Treino de Pares potenciam interações recíprocas, numa criança com PEA? Neste estudo, utilizou-se uma abordagem qualitativa, enquadrando-se por isso, num estudo de caso, sobre uma criança com PEA, no qual descrevemos e pretendemos compreender como desenvolver interações recíprocas com os pares. Apresentamos a metodologia aplicada, ou seja, a forma de seleção das estratégias, os instrumentos usados e os participantes; os resultados obtidos no número de sessões efetuadas, acompanhando o texto narrativo de quadros e figuras que ilustram os principais resultados obtidos e as diferentes análises observadas, os conteúdos abordados, as estratégias, o trabalho com os pares, avaliação pré e pós intervenção, seguidos das respetivas conclusões e discussão dos resultados obtidos. O principal objetivo foi, portanto, verificar, durante o ano letivo 2011/2012, a eficácia deste tipo de abordagem na promoção de interações de qualidade e a sua generalização a vários contextos e intervenientes.