Document details

Ensino do português como segunda língua

Author(s): Galvão, Célia Maria Pereira Duarte

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11901

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Ensino de Línguas; Ensino de Uma Segunda Língua; Língua Portuguesa; Ensino Básico 1º Ciclo


Description

A sociedade portuguesa está em constante mudança diária, impondo uma reiterada adaptação no sistema de ensino e nas regras educacionais. Atendendo aos fenómenos de imigração e globalização que a nossa sociedade tem vivido nos últimos tempos, essa adaptação é cada vez mais pertinente, obrigando à adoção de métodos e estratégias que permitam o acolhimento dos cidadãos estrangeiros e o ensino eficaz da Língua Portuguesa, enquanto língua não materna. Os professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico que se encontram a lecionar alunos que têm o Português como PLNM não estão preparados para o ensino específico do Português a esses alunos. Igualmente, as escolas ou agrupamentos de escolas não têm condições para disponibilizar recursos humanos para o ensino especializado de PLNM quando necessário, nem para dar formação e apoio imprescindível aos professores nesses casos. Nem mesmo o país e o sistema de ensino estão dotados do material didático fundamental que possibilite o ensino eficaz do Português. Consequentemente, considerando insuficientes as soluções que têm sido encontradas para fazer face a estas dificuldades, decidi proceder à análise minuciosa dos obstáculos encontrados pelos professores de 1.º CEB. Deste modo, procedi à análise dos obstáculos com que os professores se deparam diariamente, indicando, a final, algumas sugestões enquanto professora e cidadã. Ser professor é um desafio constante e é crucial moldarmo-nos às necessidades da sociedade e, principalmente, dos nossos alunos.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Rosa Maria Neves Nazaré de, 1958-
Contributor(s) Galvão, Célia Maria Pereira Duarte
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo