Author(s): Seco, Joana Filipa de Seiça Rebelo Cândido
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11935
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Educação Especial; Dislexia; Estratégias da Leitura; Ensino Básico 2º Ciclo
Author(s): Seco, Joana Filipa de Seiça Rebelo Cândido
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/11935
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Educação Especial; Dislexia; Estratégias da Leitura; Ensino Básico 2º Ciclo
Em Portugal, verificou-se nas três últimas décadas um aumento considerável de alunos com dificuldades de aprendizagem que, segundo Correia (1999), constituem cerca de metade da população estudantil com necessidades educativas especiais. De entre todas, as dificuldades na leitura e na escrita são seguramente um obstáculo ao progresso escolar dos alunos, apresentando a longo prazo efeitos negativos no desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, afetivas, emocionais e sociais. Na sociedade atual a competência leitora é tida como uma das mais importantes competências cognitivas e comunicativas. Encarada como um estudo de caso, esta investigação organiza-se em torno de uma intervenção efetuada junto de uma criança do 6.º ano de escolaridade, com necessidades educativas especiais, tendo tal intervenção sido pensada, construída e levada a cabo a partir do conhecimento do Método Distema, método essencialmente fonológico e multissensorial permitindo reeducar a leitura e a escrita. O conjunto de materiais que integram este método de leitura de palavras e frases tem como objetivo treinar e automatizar as fusões silábicas sequenciais que formam as palavras, ou seja, treinar a leitura de modo a torná-la automática, condição indispensável a que ela seja fluente e compreensiva. O estudo da velocidade leitora oral é avaliado através do cálculo do número de palavras lidas por minuto. É efetuada a partir de uma tarefa silenciosa. Os resultados permitem confirmar a existência de uma relação entre a leitura e a compreensão.