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Caracterização das competências e estilos de liderança dos Oficiais da Guarda Nacional Republicana em ambiente ciberespaço

Author(s): Ribeiro, Pedro Manuel

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12058

Origin: Academia Militar

Subject(s): Liderança; Ciberespaço; Modelos de Competências


Description

No âmbito das ciências sócio comportamentais, o presente trabalho de investigação tem como objetivo principal investigar as competências e estilos de liderança inerentes aos Oficiais da Guarda Nacional Republicana em ambiente ciberespaço. O estudo encontra-se dividido em três partes essenciais. A primeira parte é composta pela pesquisa bibliográfica e documental, a qual permite obter um conhecimento mais alargado e profundo dos vários modelos de competências e estilos de liderança. Bem como dos conceitos liderança, liderança virtual/e-liderança e ciberespaço que possibilitaram a elaboração do inquérito por questionário. Na segunda parte do trabalho o inquérito foi aplicado a Oficiais da Guarda Nacional Republicana. Com base nas respostas obtidas procedeu-se à análise qualitativa, através da análise de conteúdo, e quantitativa, tendo em conta a percentagem das frequências e o método de Lawshe. De seguida os inquiridos foram agrupados segundo a sua hierarquia e de acordo com a frequência que utilizam o computador na sua ação de liderança. Deste modo, o tratamento dos dados analisados através dos métodos supracitados possibilitou a sua confrontação com a revisão da literatura. Esta investigação coloca em evidência as principais diferenças entre a liderança tradicional e a liderança virtual/e-liderança, nomeadamente a presença física, as relações interpessoais, os meios de comunicação utilizados e o estilo de liderança. Salienta também, as competências associadas à liderança virtual/e-liderança, designadamente a necessidade de conhecimento dos meios tecnológicos, a capacidade de comunicação e expressão escrita, a aptidão técnica e profissional e a capacidade de tomar decisões e de resolver problemas. Similarmente indica o estilo mais associado à liderança virtual/e-liderança, sendo este o estilo diretivo. Por fim, a investigação identifica quais as recomendações mais pertinentes para liderar equipas em ambiente virtual, tais como antecipar consequências inesperadas e explicar como a equipa lidou com a situação, estabelecer padrões de comunicação comuns e ainda reforçar as relações interpessoais.

In the context of social behavioral sciences, this work of research has as main purpose, investigate the skills and styles of leadership inherent to Officers of the National Republican Guard, in a cyberspace environment. The study is divided in three essential parts. The first one is composed by bibliography and documentary research, which gives a wider and deeper knowledge of the several skills models and leadership styles. As well as concepts of leadership, virtual leadership/ e-leadership and cyberspace, which enabled the development of questionnaire survey. In the second part of the study, the survey was applied to Officersof the National Republican Guard. Based on the answers obtained, a quantitative analysis was conducted through a content analysis and quantitative, considering the percentage of frequencies and the Method of Lawshe. Then, the subjects were grouped according to their hierarchy and according to the frequency of computer use in their leadership actions. This way, the processing of data analysis through the above methods, allowed their confrontation with literature reviews. This research highlights the main differences between traditional leadership and virtual leadership/e-leadership, namely the physical presence, interpersonal relationships, the media use, and the style of leadership. It also stresses the skills associated with virtual leadership/e-leadership, in particular the need of technological knowledge, communication skills and writing skills, technical and professional aptitude, and the ability to make decisions and solve problems. Similarly, it indicates the most associated styles with the virtual leadership/e-leadership, which corresponds to the steering group. At last, the research indicates which are the most relevant recommendations to lead teams in a virtual environment, such as, anticipate unexpected consequences and explain how the team handled the situation, establish common communication standards and reinforce interpersonal relationships.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
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