Author(s): Neves, Maria da Luz Caetano Vieira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12115
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Educação Especial; Crianças Deficientes; Integração Escolar; Ensino Básico 1º Ciclo
Author(s): Neves, Maria da Luz Caetano Vieira
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12115
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Educação Especial; Crianças Deficientes; Integração Escolar; Ensino Básico 1º Ciclo
Muitas posturas foram adotadas ao longo dos tempos face à educação das crianças deficientes. Desde o isolamento das crianças em instituições especiais à integração indiferenciada, muitas foram as teorias elaboradas acerca da melhor solução para a questão da educação das crianças deficientes. O conceito de inclusão educativa, tão discutido ao longo dos últimos anos, mas nem sempre com visibilidade no quotidiano escolar e social com que nos deparamos, é uma constante fonte de estudo. É através de evidências e ações, mais do que por palavras, que podemos identificar a existência de um espírito inclusivo num determinado meio escolar. Neste processo, os pares tem um papel preponderante quer no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo. Por este motivo, esta dissertação tem como objetivo perceber” a perceção dos pares face aos alunos NEE e a promoção da Inclusão em contexto escolar “numa escola inclusiva, do primeiro ciclo. A decisão pela escolha do tema deve-se ao fato, de enquanto professora sentir a necessidade de saber um pouco mais sobre esta problemática. A nossa amostra foi composta de 19 alunos, de uma turma de 1º ciclo, onde estavam incluídas crianças com NEE. Foi feita uma intervenção com os alunos, no sentido de indagar sobre a relação e a visão dos alunos acerca dos pares com NEE. Esta consistiu num conjunto de ações, com o objetivo de desenvolver a equidade, a valorização das relações e o respeito por si e pelo próximo. No final, pudemos constatar que houve alteração de atitudes, de valores e gestos que contribuem para uma maior e melhor inclusão, de cada um e de todos.