Document details

Literatura infantil: do reconhecimento ao controlo das emoções no jardim de infância

Author(s): Mota, Paula Cristina Pires

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12214

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): Educador de Infância; Emoções; Desenvolvimento emocional; Literatura para a Infância; Uma Caixa Cheia de Emoções; Preschool teacher; Emotions; Emotional development; Child Literature; A Full Box of Emotions


Description

Nas últimas décadas, a investigação tem vindo a demonstrar que o desenvolvimento emocional da criança é um dos fatores decisivos para a construção da sua identidade, e que quanto mais a criança conseguir identificar e distinguir emoções, exteriorizá-las e regulá-las, mais facilmente se transformará num indivíduo equilibrado e com boa capacidade relacional. O educador de infância deve auxiliar as crianças, na construção desse processo identitário e de relação com a alteridade, devendo para isso, promover atividades adequadas e estimulantes, que proporcionem o seu desenvolvimento emocional, de modo a que estas sejam, no presente e no futuro, emocionalmente competentes. Nesse sentido, propusemo-nos, ao longo da nossa Prática e Intervenção Supervisionada, conceber e implementar um projeto de investigação-ação que abordasse as quatro emoções básicas tendo como objetivos principais, promover o desenvolvimento emocional de cada criança e estimular a reflexão em torno dos seus diferentes estados emocionais, recorrendo para isso, quer à Literatura para a Infância, quer ao material didático Uma Caixa Cheia de Emoções. Foi nosso intuito, tal como procuraremos demonstrar neste relatório, contribuir para a criação de um ambiente socioemocional equilibrado que permitisse o desenvolvimento e a livre expressão das emoções, por parte das crianças.

Over the last decades, research has shown that child emotional development is one of the decisive factors in building their identity, and that how much more emotions they can identify and distinguish, exteriorize and control, more easier it will be to turn them into a balanced individual with a good relational capacity. The preschool teacher should help children, in the construction of this identity process and relation with alterity, promoting, for that end, adequate and stimulating activities, that allow their emotional development, in a way that they can be emotionally competent either in the present or in the future. For that end we proposed, during our Practice and Supervised Intervention, to conceive and implement a research project that would approach the four basic emotions, with the main objectives being to promote emotional development of each child and stimulate the reflection around each of their diferent emotional states, relying for that in both the Child Literature and " A Full Box of Emotions " didatic material. It was our intention, as we will try to demonstrate in this report, to contribute to the creation of a balanced socio-emotional environment that allowed the development and a free expression of emotions, by the children.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, Teresa de Lurdes Frutuoso; Correia, Rosalina Maria Cordeiro Marchão Mendes
Contributor(s) Mota, Paula Cristina Pires
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents