Document details

A importância dos cuidados e das rotinas na creche

Author(s): Torrão, Rita Alexandra Pereira

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12462

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): Creche; Cuidados; Rotinas; Desenvolvimento; Criança; Day care; Care; Routine; Development; Child


Description

É fundamental reconhecer a importância da creche como um contexto educativo que constitui uma das primeiras experiências do bebé ou da criança pequena exterior ao seu círculo familiar. Sabendo que as experiências que decorrem ao longo dos três primeiros anos de vida têm um impacto significativo no desenvolvimento futuro das crianças e que os cuidados adequados durante esta fase trazem benefícios para toda a vida, importa salientar a creche como um contexto educativo que complementa a educação dos bebés e das crianças pequenas desenvolvida no seu seio familiar. Trabalhar em creche pressupõe a clarificação de finalidades educativas, de modo a perceber que objetivos educacionais devem ser atingidos, e a organização de um ambiente educativo a partir de uma rotina de cuidados e de uma gestão do espaço e do tempo que assegure o desenvolvimento dos princípios inicialmente definidos. Deste modo, cabe ao educador desenvolver um currículo que integre uma rotina de cuidados caraterizada por interações constantes e calorosas, atividades orientadas/livres, momentos de exploração do meio e relações próximas e colaborativas com os contextos familiares, satisfazendo as necessidades das crianças, proporcionando-lhes bem-estar e envolvendo-as em experiências de aprendizagem significativas para um desenvolvimento global e harmonioso.

It is crucial to recognize the importance of childcare in an educational context as one of the first experiences of the baby or small child, outside their family circle. Knowing that experiences arising over the first three years of life have a significant impact on the future development of children and that adequate care during this phase provides benefits for life, it should be noted the nursery as an educational context that complements the education of babies and small children in their own family environment. To work in day care requires to have clear educational purposes in order to realize educational goals are to be achieved, and the organization of an educational environment, from routine care and a management of the space and time to ensure the development of the principles initially set. Thus, it is up to the educator to develop a curriculum that integrates activities as routine, featured by constant care and warm interactions, and also oriented/free activities, interacting with the surrounding environment as well as collaborating within relationships in a family context, satisfying the needs of children by procuring wellness them and involving them in meaningful learning experiences for a comprehensive and harmonious development.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Marchão, Amélia; Correia, Rosalina
Contributor(s) Torrão, Rita Alexandra Pereira
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents