Author(s):
Bastos, Ana Sofia de Jesus
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12541
Origin: Escola Naval
Subject(s): Comportamento, Perfis de Ataque, Modelação de Veículos, Ataques Terroristas.; Behavior, Profiles Attack, Modeling Vehicles, Terrorist Attacks
Description
No âmbito do item #2 (Protection of Harbours and Ports) – Defence against Terrorism Programme of Work (DATPoW), a Marinha Portuguesa propôs o desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão, denominado Safeport, que pretende apoiar o planeamento das operações de segurança relacionadas com a defesa portuária aquando da presença de uma força NATO numa zona portuária potencialmente hostil. No âmbito da caraterização da ameaça de superfície do simulador torna-se relevante a modelação dos perfis de ataque de agentes terroristas com recurso a pequenas embarcações. Com efeito, é necessária a análise dos comportamentos registados em ataques desta natureza, por forma a definir variáveis situacionais passíveis de influenciar este tipo de ações. No presente trabalho são identificados os principais fatores de decisão no comportamento de um agente terrorista aquando de um ataque a uma área portuária, com recurso ao formalismo de máquinas de estado. São ainda abordadas equações simplificadas para uma embarcação de superfície, fruto de necessidades identificadas no âmbito do Projeto Safeport, isto é integrar modelos simplificados no simulador para posterior validação. Por último é feita a análise de um caso de estudo do ataque ao contratorpedeiro americano USS Cole de forma a reter as principais lições aprendidas e a tomar como exemplo as consequências de um ataque desta dimensão.
Within the item #2 (Protection of Harbours and Ports) – Defence against Terrorism Programme of Work (DAT PoW) the Portuguese Navy leadership proposed the development of an Decision Support System, named Safeport, to support operations planning in an harbour defence scenario with a NATO expeditionary fleet and a terrorist threat is assumed. The terrorist agent’s attack profile becomes relevant to the simulator’s small boat threat characterization. As a result it is necessary to analyze the recorded behaviors form past related attacks in order to determine situational variables which are able to influence this type of actions. In this work, main behavioral decision factors of a terrorist agent performing a harbor attack are identified, with the resource of state machines formalisms. It also covers simplified equations for a surface vessel, the result of identified the Safeport´s needs, i.e. integrate simplified models in the simulator for further validation. Finally an analysis is made of a case study of the attack on the American destroyer USS Cole in order to retain the key lessons learned and take as an example the consequences of an attack of this scale.