Author(s):
Azevedo , Diana Oliveira Martins
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12545
Origin: Escola Naval
Subject(s): Veículos submarinos autónomos, submarino, conceito de operação, sistema, lançamento e recolha.; Autonomous Underwater vehicles, submarine, concept of operation, system, launch and recovery.
Description
Os veículos submarinos autónomos (AUV´s) surgiram no contexto militar (século XX) como um instrumento de progressão da força naval. Os AUV’s são pequenos submarinos não tripulados que executam missões pré-programadas sem intervenção de um operador, contribuindo assim para um acréscimo das capacidades inerentes às missões da Marinha, tanto em missões de caráter científico (e.g. recolha de dados oceanográficos) como operacional (e.g. guerra de minas). É objetivo deste trabalho a apresentação de uma solução para a operação de AUV’s da classe SeaCon a partir dos submarinos da classe Tridente. Os AUV´s SeaCon foram desenvolvidos pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em colaboração com a Marinha, no âmbito do projeto SeaCon financiado pelo Ministério da Defesa Nacional, mas encontram-se em fase de melhoramento (parceria de I&D SeaCon II). Esta solução permitirá dotar a Marinha de capacidades únicas a nível Europeu, sendo que tal só é possível em virtude da capacidade de desenvolvimento nacional nesta área. Estas capacidades complementam as capacidades únicas da nova arma submarina da Marinha e contribuirão para melhor as adaptar a novos ambientes de operação. A metodologia empregue neste trabalho inspira-se na metodologia proposta no Standard do IEEE (1220-2005) para o processo que Engenharia de Sistemas que estrutura todos os passos desde a análise e definição dos requisitos até à síntese de um sistema solução. O trabalho foi orientado para a apresentação de uma solução que privilegia a utilização de sistemas do submarino e do AUV, restringindo as modificações às necessárias à sua operação como sistema. O conceito de operação engloba o planeamento, lançamento, operação e recolha do AUV a partir do submarino (vertente mecânica, técnica e operacional). A solução proposta consiste no lançamento do AUV a partir do sistema de tubos lançadores de armas e a recolha pela eclusa, sendo objetivo do conceito de operação a flexibilidade de utilização dos dois sistemas.
Autonomous Underwater Vehicles (AUV’s) first appeared within a military context (Twentieth Century) as a naval progression instrument. AUV’s are small unmanned submarines who execute pre-programmed missions, without the intervention of an operator, hence contributing for an increase in the Navy’s inherent capabilities, in scientific featured missions (e.g. oceanographic data collection) as well as operational missions (e.g. minesweeping operations). This work aims to present a solution regarding the operational use of SeaCon Class AUV’s in combination with Tridente Class Submarines. The SeaCon AUV’s have been developed by Oporto University’s Engineering College in collaboration with the Portuguese Navy, in light of the SeaCon project, which is funded by the portuguese’s Ministry of Defense, however, it is currently in an improvement phase (I&D SeaCon II partnership). This solution will allow the Navy to endow unique european level capabilities, given that such a possibility will only exist with a national level ability to develop the study area. These capabilities complement the unique features of the portuguese’s newest submarine weapon and will contribute to better adapt to new operational environments. This work’s methodology is inspired in the IEEE (1220-2005) standard methodology proposal for system engineering process, which structures all process steps from requisition’s analysis and definition to a system’s synthetized solution. The work was guided in order to present a solution which privileges the use of the AUV’s and submarine’s systems, restricting modifications to its operation needs as a system. The operation concept encompasses the AUV’s planning, launch, operation and recovery from the submarine (mechanical, technical and operational components). The proposed solution specifies the AUV’s launch from the submarine’s torpedo tube launchers and its recovery through the hatchway, being the operation concept’s main objective to achieve flexibility in the use of both systems.