Author(s): Pereira, Maria Raquel dos Santos
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12575
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Atividades Extracurriculares
Author(s): Pereira, Maria Raquel dos Santos
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12575
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Atividades Extracurriculares
O presente estudo procura contribuir para uma melhor compreensão acerca da forma como os vários intervenientes da Comunidade Educativa percecionam as Atividades de Enriquecimento Curricular no Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra. Estas Atividades, implementadas em Portugal no ano letivo 2005-2006, nasceram associadas a uma política educativa que aspirava garantir aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico a oferta gratuita de um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo, articulando o funcionamento da Escola com a organização de respostas sociais no domínio do apoio às famílias, permitindo a concretização de uma Escola a Tempo Inteiro. Esta resposta social, sob a capa de mais e melhor educação, sustentada por pedras basilares construídas à volta dos conceitos de Lazer e Educação ao Longo da Vida, sofreu algumas indefinições ao nível da organização e implementação. Com o objetivo principal de tentar perceber a representação das AEC, fazendo entender os conceitos descritos, especialmente na sua componente de aprendizagem e desenvolvimento através do lazer, estudou-se o referido Agrupamento, procurando perceber-se se as AEC eram percecionadas pela comunidade educativa como ocupação de tempos livre ou como educação. Recorreu-se a uma metodologia de investigação essencialmente quantitativa (inquirindo-se Docentes, Encarregados de Educação e Alunos), procurando obter-se dados que demonstrassem a forma como as AEC, passados 8 anos letivos de implementação, seriam percecionadas pelos que se cruzam no espaço educativo. A análise dos dados permitiu concluir que as AEC são de facto valorizadas pelo caráter lúdico que assumem e pela importância que parecem ter ao nível do sucesso educativo dos alunos nos ciclos subsequentes ao 1º.