Document details

A orçamentação baseada em atividades:conceção de um modelo adaptado à Escola Naval

Author(s): Pires, Ana Meira

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12599

Origin: Escola Naval

Subject(s): ABB; Atividades; Escola Naval; Orçamentação; Orçamentação Baseada em Atividades; Orçamento; Recursos.; ABB; Activity Based Budgeting; Activities; Budget; Budgeting; Naval Academy; Resources.


Description

Este trabalho, enquadrado por critérios que visam acompanhar a mudança e os desafios de racionalidade e eficiência que vão emergindo, inscreve-se na área da orçamentação. Considerando-se que o clássico processo orçamental já não dá respostas adequadas às novas exigências porque já não se trata apenas de estabelecer limites de despesa e fazer extrapolações de receitas, analisou-se o modelo da Orçamentação Baseada em Atividades (Activity Based Budgeting – ABB), mediante o qual se torna possível um controlo mais eficaz e racional dos meios da organização, uma vez que a formulação do orçamento é feita a partir das atividades e dos recursos de que estas necessitam para a sua prossecução, estabelecendo-se, assim, uma estreita ligação entre o planeamento a curto prazo e os objetivos estratégicos. Na esteira desta análise, foi concebido um modelo de Orçamentação Baseada em Atividades para a Escola Naval, discriminando-se as várias etapas a seguir nesse processo, desde a caraterização dos objetos de custeio à identificação dos direcionadores de recursos. Analisadas, em termos de recursos e de pessoal, as possibilidades de aplicação desse modelo, concluiu-se que há viabilidade na sua execução. Paralelamente, procedeu-se à aplicação de um questionário aos responsáveis diretamente envolvidos no processo orçamental a fim de recolher informações sobre a preparação dos envolvidos no processo, a sua perceção acerca dos pontos fortes e fracos do sistema de orçamentação em uso e uma eventual resistência à mudança, tendo-se concluído pela existência de recetividade a essa mudança e pela necessidade de mais formação na área orçamental. Ao propor uma nova forma de orçamentação que permite navegar no sentido de uma maior otimização dos recursos disponíveis, este trabalho vai, assim, ao encontro das diretrizes de racionalidade económica e de uma gestão cada vez mais eficaz e eficiente dos dinheiros públicos.

Palavras-chave: ABB; Atividades; Escola Naval; Orçamentação; Orçamentação Baseada em Atividades; Orçamento; Recursos. needed, and that (2) those involved in the process are highly receptivity to training in new methods in this area. Finally, we stress that by presenting a new budgeting process that optimizes available resources, hence, delivers value for money, the present essay meets the guidelines outlined in the 2011 Naval Policy.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pacheco, Fernando Manuel dos Santos Vigário
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents