Author(s): Fernandes, Ana Cristina Ferro
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12806
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Ensino Profissional; Prática Pedagógica
Author(s): Fernandes, Ana Cristina Ferro
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12806
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Ensino Profissional; Prática Pedagógica
O presente trabalho versa sobre a política da Educação em Portugal no que diz respeito à sua contextualização histórica e ao sistema de ensino vigente no nosso território. As origens do ensino profissional, a sua evolução e as estratégias educativas adotadas considerando os percursos formativos que oferece, serão outras questões em análise. Nesta abordagem da experiência nacional ao nível da Educação na sua generalidade e, mais particularmente, na instrução de caráter profissionalizante, estrutura-se ainda uma investigação qualitativa a ser apresentada sobre a forma de estudo de caso desenvolvida no polo de Coimbra da Escola Profissional Profitecla. O seu principal objetivo é analisar a realidade deste estabelecimento educativo e, simultaneamente, perceber se os alunos que optam por este tipo de ensino reagem de forma positiva à utilização de estratégias de ensino/aprendizagem vocacionais direcionadas para a inserção no mercado trabalho. Os resultados obtidos através de entrevistas à comissão executiva, professores e alunos indicam que a aquisição de competências práticas que permitam integrar a vida ativa é a principal motivação destes intervenientes no processo educativo. O conceito, os objetivos e a filosofia de Ensino Profissional encontram-se bem assimilados, bem como o papel que cada um deve desempenhar neste contexto educacional. No entanto, verificam-se algumas limitações no que diz respeito ao espaço físico da escola e aos recursos técnicos disponíveis para a lecionação dos conteúdos programáticos.