Document details

Fatores determinantes do valor da marca: o caso do Licor Beirão

Author(s): Marques, Catarina Susana Lourenço

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/12978

Origin: Instituto Politécnico de Coimbra

Subject(s): Imagem de Marca; Marketing; Estudos de Caso


Description

Uma marca forte representa uma vantagem competitiva em relação à concorrência. Perceber o que determina o valor da marca e a forma como a posicionar num mercado cada vez mais competitivo tornou-se uma prioridade para as organizações. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar e avaliar os fatores determinantes do valor da marca Licor Beirão, aplicando o modelo conceptual de Aaker (1991), de forma a investigar a relação do brand equity com as suas dimensões: notoriedade e associações à marca, fidelidade à marca e qualidade percebida. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário em formato eletrónico, adaptado do modelo de Yoo & Donthu (2001). Os resultados obtidos revelam que o valor da marca Licor Beirão está suportado pelas três dimensões, assumindo a notoriedade e associações à marca, um peso significativo como fator determinante do valor da marca

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sobreira, Rosa Maria Campos, 1969-
Contributor(s) Marques, Catarina Susana Lourenço
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