Author(s): Pereira, José Henrique de Oliveira
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/13185
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Gestão de Empresas; Novas Tecnologias
Author(s): Pereira, José Henrique de Oliveira
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/13185
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Gestão de Empresas; Novas Tecnologias
Os serviços cloud computing constituem uma inovação tecnológica cuja utilização proporciona diversas vantagens às empresas. Contudo, a adoção destes serviços em contexto organizacional é ainda bastante incipiente, particularmente em Portugal. A investigação na área é escassa e encontra-se numa fase embrionária, o que constitui uma lacuna da literatura que importa ultrapassar. Este estudo é um contributo para o preenchimento desta lacuna, através da construção e validação empírica de um modelo dos determinantes de utilização dos serviços cloud computing pelas empresas, recorrendo à revisão da literatura, a um estudo qualitativo e a um posterior estudo quantitativo. O estudo qualitativo incidiu em entrevistas semi-diretivas e semiestruturadas a profissionais de TI das empresas portuguesas, em que foi avaliada a capacidade de leitura do modelo face à realidade a estudar e esperando-se uma coleção de dados favorável ao processo iterativo de construção teórica característico das metodologias adotadas. Na componente quantitativa foi realizado um estudo empírico, que incluiu a recolha de dados primários, a partir de um questionário online, resultando numa amostra de 203 inquiridos. O tratamento estatístico dos dados foi sobretudo realizado com base em técnicas multivariadas, designadamente a análise fatorial e a análise de regressão linear. O modelo proposto incorporou 5 constructos da UTAUT 2 – condições facilitadoras, expectativa de performance, expectativa de esforço, influência social e valor do preço – aos quais foram acrescentadas 3 variáveis críticas para a adoção de serviços online: a confiança, a segurança e a privacidade. O modelo é complementado com a inclusão dos esforços de marketing e da dimensão da empresa. Os resultados obtidos confirmam o impacto positivo das condições facilitadoras, a expectativa de performance, influência social e segurança percebida na intenção de utilização de serviços cloud computing.