Document details

“Sermões e missas cantadas” Ou Histórias bem contadas: A literatura infantil mediadora de aprendizagens

Author(s): Pagaime, Elisa

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/13410

Origin: Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Subject(s): Ensino Básico; Literatura infanto-juvenil; Competências sociais; Currículo; Ensino-aprendizagem; Desenvolvimento cognitivo; Desenvolvimento social; Desenvolvimento emocional; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

O presente relatório é o resultado de um estudo efetuado, em 1º ciclo, no contexto de sala de aula, com um grupo de 21 alunos, do 3º ano do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os oito e os dez anos. Este trabalho nasce no âmbito da Prática do Ensino Supervisionado integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. A metodologia deste estudo insere-se num paradigma qualitativo que, através da observação direta e participativa, visa relatar a experiência vivida em estágio e compreender a literatura infantojuvenil na sala de aula, como mediadora da aquisição de valores e conetora dos mundos imaginários com os mundos reais, onde residem as aprendizagens a desenvolver pelos alunos. Para investigar e contextualizar o problema, defini as seguintes questões de investigação: - De que forma a criança do 3º ano de escolaridade poderá adquirir competências sociais, através do uso da literatura infantojuvenil em contexto de ensino aprendizagem? - De que modo a literatura infantojuvenil pode ser facilitadora das aprendizagens curriculares, no 3º ano de escolaridade? Para melhor aferir as ilações retiradas deste estudo, foram utilizados sete contos de, quatro de autor e três tradicionais. Ao fazer a seleção dos contos, procurei obras que apresentassem desafios cognitivos nas várias áreas curriculares, transmitissem valores e fossem passíveis de desencadear respostas emocionais. Este estudo permitiu concluir que houve uma maior evidência de competências sociais, a partir do clima cooperativo que as histórias proporcionaram, e que este clima relacional promoveu a competência leitora.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Macara, Maria
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents