Author(s):
Sampaio, Maria Adélia de Loureiro
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/13473
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Qualidade; Sistema de gestão de qualidade; Processos; Processos chave; Indicadores de qualidade; Monitorização; Melhoria contínua
Description
Um sistema de gestão da qualidade considera todas as atividades da organização a fim de proporcionar um serviço que vá ao encontro das necessidades dos seus clientes e partes interessadas. A existência de um quadro normativo de avaliação da educação no ensino não superior assim como de normas e modelos orientadores para a educação são uma base para as instituições escolares implementarem um sistema de qualidade. A definição dos processos da organização é um passo essencial para essa implementação. Nesta proposta estão enumerados os processos do Agrupamento de Escolas de Anadia (AEAnadia) e desenvolvidos apenas os processos chave: Processo “Ensino e Formação”, Processo “Cívico” e Processo “Investigação e Desenvolvimento”. A definição per si dos processos não seria uma mais-valia se não se conhecessem os indicadores de qualidade e não fosse feita a monitorização dos mesmos. Estão portanto definidos neste projeto os indicadores de análise e os instrumentos de recolha dessa informação a fim de contribuir para a melhoria contínua do AEAnadia. Apesar das dificuldades encontradas, nomeadamente na implementação de documentos comuns, o sistema de gestão de qualidade é já uma realidade no AEAnadia. Este não é um projeto acabado pois pretende-se que o AEAnadia continue a investir na melhoria contínua.