Document details

Palavras que nos embalam: a escrita criativa no 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Monteiro, Soraia Isabel Santos

Date: 2015

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/14236

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): Escrita; leitura; escrita criativa; criatividade; Writing; reading; creative writing; creativity


Description

A leitura e a escrita mantêm entre si relações de grande proximidade sendo praticamente indissociáveis. Na verdade, nas últimas décadas, a investigação tem vindo a demonstrar que a aprendizagem da leitura e da escrita se processa praticamente em simultâneo e que, ao longo do processo de ensino-aprendizagem, essa relação entre os dois domínios se vai intensificando. Assim, sabemos hoje, que quanto mais se lê melhor se escreve, da mesma forma que quanto mais se escreve maior é a capacidade de compreender os textos lidos. Ao professor de Português compete a tarefa de desenvolver nos seus alunos, em qualquer nível de ensino, competências várias em todos os domínios contemplados nos documentos legais e programáticos em vigor. No entanto, e dada a natureza deste Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada, não podemos deixar de frisar que, relativamente aos domínios da leitura e da escrita, o professor de língua materna deve promover e estimular nos seus alunos o desenvolvimento gradual e articulado de competências relacionadas com a compreensão leitora e a expressão escrita, nas suas várias dimensões – ortográfica, textual e criativa. Encarando a escrita criativa como uma modalidade fundamental para a criança, não só por alargar a sua capacidade imaginativa, mas também por permitir adquirir, consolidar e utilizar com progressiva autonomia e criatividade todos os aspetos relacionados com a estrutura da língua, perspetivamo-la como fundamental nas aulas de Português, pelas potencialidades de que a mesma se reveste e não apenas como ferramenta utilizada para desbloquear nos alunos o receio da página em branco. Daí que tenhamos concebido e implementado, numa sala de 3º ano de escolaridade, num dos agrupamentos de escolas de Portalegre, um projeto de investigação-ação centrado no domínio da escrita criativa, mas alicerçado em práticas de leitura compreensiva de textos literários, práticas essas que antecederam os momentos de escrita. Desse projeto em particular, e das atividades implementadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada nas diversas disciplinas em geral, no 1º e no 2º CEB, dar-se-á conta, de forma reflexiva, neste Relatório Final.

Reading and writing have with each other close relationships with virtually inseparable. In fact, in recent decades, research has shown that learning reading and writing takes place almost simultaneously and that, throughout the process of teaching and learning, the relationship between the two domains will intensify. So we now know that the more you read better is written in the same way that the more you write the greater the ability to understand the texts read. The teacher of Portuguese has the task to develop in their students at any grade level, various skills in all areas referred to in legal and programmatic documents in force. However, given the nature of Teaching Practice Final Report Supervised, we must stress that, for reading and writing areas, the teacher of mother tongue should promote and encourage in their students the gradual development and articulated skills related to reading comprehension and written expression, in its various dimensions - spelling, textual and creative. Facing creative writing as a key modality for the child, not only to extend its imaginative capacity, but also for allowing acquire, consolidate and use with progressive autonomy and creativity all aspects related to the structure of language, perspetivamo it as fundamental in Portuguese classes, the potential that the same is covered and not just as a tool used to unlock students' fear of the blank page. We have therefore designed and implemented in a 3rd grade room, one of the groups of schools of Portalegre, a project of research-action centered in the field of creative writing, but grounded in comprehensive reading of literary texts practices, these practices that leading the moments of writing. In this particular project, and the activities implemented during the Supervised Teaching Practice in the various disciplines in general, in the 1st and 2nd CEB, will be giving account, reflectively, in this Final Report.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, Teresa
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo