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A Influência dos adeptos nas Organizações Desportivas

Author(s): Costa, Liliana Gonçalves da

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/14359

Origin: Universidade Europeia

Subject(s): Estratégia; Adeptos e sócios; Branding; Personalidade da marca; Identidade da marca; Imagem da marca; Brand equity; Notoriedade da marca; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

Este trabalho de investigação procura entender como as organizações desportivas utilizam a marca como estratégia e com que objetivos e fins poderão obter. Tendo como principal foco o estudo de um dos maiores clubes de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, com uma pequena abordagem sobre a realidade vivida na Associação Académica de Coimbra, estudando, o que os Adeptos procuram e pensam sobre a Marca Benfica e Académica. A análise é feita a partir do contexto das organizações desportivas, de forma a contribuir, quer para o aprofundamento do conhecimento cientifico existente sobre a identidade clubística e a marca, quer para obtenção de informação que permita a adequação de estratégias de intervenção aos próprios clubes. É neste sentido que, após a revisão da literatura relevante na área, foram estudados o Sport Lisboa e Benfica e a Associação Académica de Coimbra, de forma a compreender o papel dos adeptos e sócios. Considerando como objeto de estudo a realidade dos adeptos dentro dos clubes, os objetivos da investigação são: perceber se o valor da marca resulta do sentido de identidade clubística dos seus associados e das associações, lealdade e fidelidade que estes mantêm à marca, contribuindo desse modo para o reforço e valorização dessa marca e averiguar a influência da idade, género e tempo de afiliação dos sócios nas suas representações sobre o clube. Assim, o valor da marca Benfica e marca Académica, resulta do sentido de identidade clubística dos seus adeptos e sócios e das associações, lealdade e fidelidade à marca que estes mantêm à marca, sendo o papel social e os usos das instalações que potenciam esta relação, ajudando desse modo a reforçar e valorizar a marca Benfica e marca Académica.

This research seeks to understand how sports organizations use the brand as strategy and what goals and purposes can get. Focusing mainly on the study of one of the biggest clubs in Portugal, Sport Lisboa e Benfica, with a small approach to the reality experienced in the Associação Académica de Coimbra, studying, what fans look and think about Benfica and Académica Brand. The analysis is done from the context of sports organizations, in order to contribute either to the deepening of the existing scientific knowledge on the clubística identity and brand, wants to obtain information that will allow the adequacy of intervention strategies to their own clubs. It is in this sense that, after reviewing the relevant literature in the area, were studied Sport Lisboa e Benfica and the Associação Académica de Coimbra in order to understand the role of supporters and partners. Considering as object of study the reality of supporters within the clubs, the research objectives are to realize the value of the brand results from the sense of clubística identity of its members and associations, loyalty and fidelity that they maintain the brand, thereby contributing to the strengthening and enhancement of that mark and determine the influence of age, gender and time of affiliation of members in their representations of the club. Thus, the value of the Benfica brand and Academic mark is clear from the meaning of clubística identity of its supporters and partners and associations, loyalty and brand loyalty that they maintain the brand, and the social role and uses of facilities that enhance this relationship, thereby helping to strengthen and enhance the brand Benfica and Académica brand.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Portugal, Miguel
Contributor(s) Costa, Liliana Gonçalves da
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