Document details

A narrativa para a infância e o desenvolvimento de competências das diferentes áreas curriculares do 2º ano do 1º ciclo do ensino básico

Author(s): Fuzeta, Filipa Bastos

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/14381

Origin: Instituto Politécnico de Setúbal

Subject(s): Literatura para a infância; Narrativa; Interdisciplinaridade; Ensino básico; Aprendizagem; Teses de mestrado; Relatório de projeto de investigação; Relatório de estágio; Literature for childhood; Narrative; Interdisciplinary; Basic education; Learning


Description

O presente Relatório do Projeto de Investigação, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, descreve e reflete sobre uma intervenção pedagógica em contexto de estágio numa turma do 2º ano de escolaridade do 1º ciclo do Ensino Básico, assente numa abordagem interdisciplinar dos conteúdos, tendo como indutor a Narrativa para a Infância, usando estratégias que envolveram ativamente os alunos no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia considerada mais adequada ao estudo empírico posiciona-se na abordagem da investigação-ação, sendo uma investigação que se insere numa perspetiva qualitativa. Assim, o método de recolha de informação baseia-se na intervenção no contexto, sendo complementado pelas entrevistas à professora cooperante e aos alunos, pela observação participante, pelas notas de campo e pela análise documental. Através deste estudo, é possível inferir que a Literatura para a Infância, nomeadamente a narrativa, é, de facto, um recurso válido no desenvolvimento de sequências didáticas tendo como base uma abordagem interdisciplinar, suscitando a motivação e o envolvimento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, tendo sido possível promover as aprendizagens inerentes às diversas áreas curriculares.

The present report on the investigation project, developed on the scope of the Master in pre-school education and first cycle of Basic education, describes and reflect about a pedagogical education on an internship context in a class of 2nd year of basic education, based on an interdisciplinary approach of contents, having as inducer literature for childhood, using strategies that involved actively all students during the process of teaching and learning. The methodology considered most appropriate to the empirical study is positioned in the research-action approach, being an investigation that is based on the intervention in the context, being complemented by interview to the cooperative teacher and students, by the observation, field notes a documental analysis. Through this study, it’s possible to infer that literature for childhood, namely the narrative, is, in fact, a valid resource for the development of teaching sequences based on an interdisciplinary approach, arousing the motivation and participation of students on the teaching and learning process, allowing to promote learning practices inherent to the various curricular areas.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Luciano José dos Santos Baptista
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents