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Visit Cabo Verde

Author(s): Moniz, Maria da Conceição Tavares

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/14467

Origin: Universidade Europeia

Subject(s): Turismo de Cabo Verde; Marketing turístico; Marketing digital; Comunicação digital; Conteúdos digitais; Plataformas digitais; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão


Description

A indústria turística tem-se focado na diversificação, de forma contínua, tornando-se um dos motores fundamentais para o progresso dos setores económicos de um país. Para tal, o desenvolvimento de um Produto Turístico de sucesso que visa oferecer ao público-alvo uma experiência memorável para satisfazer o seu desejo é essencial para que este consumidor venha a visitar um determinado destino. A nova era digital transformou a estratégia de marketing das empresas e esta nova conjuntura tem vindo a contribuir para o crescimento exponencial e para o desenvolvimento das técnicas e ferramentas que permitem promover a comunicação entre a empresa/marca e o consumidor, aspeto em que o marketing digital tem desempenhado um papel importante. Em tempos de valorização da experiência turística, o setor turístico de Cabo Verde pouco tem explorado e não tem tirado grande partido do marketing digital para dar a conhecer as potencialidades e as maravilhas do destino enquanto produto turístico, que ainda tem muito por descobrir por parte dos consumidores nacionais e internacionais. Como objetivos deste plano de comunicação Visit Cabo Verde pretende-se aumentar a notoriedade da marca Cabo Verde e captar novos turistas através da promoção de 4 ilhas: Santiago, São Vicente, Santo Antão e Boavista dividindo-as em 3 (três) subprodutos - cultura, natureza e praia. Com a realização deste projeto prevê-se que Cabo Verde atinja o público-alvo definido através da conceção das campanhas relevantes para os potenciais turistas e aumentar o fluxo dos turistas no arquipélago. As limitações deste plano de comunicação incidem sobre a variável produto que não é controlável, procurando este plano uma linha de orientação para a variável comunicação.

The tourism industry has focused on continuous diversification, thereby becoming a key economic driver for many countries. To this end, developing a successful “Tourism Product” that promises a consumer a memorable experience is essential in order for this consumer to choose to visit a particular destination. The new digital era has transformed the marketing strategies of companies and has been contributing to the exponential development and growth of techniques and tools that promote communication between the company / brand and the consumer. Digital marketing has played an important role in this. While tourism is a valuable economic sector for Cape Verde, the tourism industry in Cape Verde has not taken full advantage of digital marketing to publicize the many amazing attractions of the country that have yet to be fully discovered by both domestic and international consumers alike. This communication plan, Visit Cape Verde, aims to increase awareness and attract new tourists by promoting four islands: Santiago, São Vicente, Santo Antão and Boavista by focusing on three attractions of each: Culture, Nature and Beaches. This project aims to create awareness amongst the target audience of potential tourists through specially designed campaigns that will ultimately increase the flow of tourists throughout the archipelago. Limitations of this communication plan focus on the variable product that is not controllable, this plan looking for a guideline for the variable communication.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Leal, Maria do Carmo
Contributor(s) Moniz, Maria da Conceição Tavares
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