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Promoção do sucesso educativo uma resposta para jovens institucionalizados com problemas escolares

Author(s): Dias, Ana Rita Monteiro

Date: 2016

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15368

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): Institucionalização; Absentismo escolar; Insucesso Educativo; Sucesso Educativo; Crianças e Jovens em perigo; Institutionalization; Educational Failure; Educational Success; Children and Youth in Danger; Absenteeism School


Description

Em Portugal existe ainda um número significativo de crianças e jovens em situação de acolhimento residencial devido as situações de perigo em que esteja em causa o Direito à Educação. Uma realidade cada vez mais presente e que não pode ser ignorada, uma questão educativa que conduz à institucionalização. Na sequência desta situação, a Escola e o Lar de Infância e juventude têm a função de trabalharem em conjunto, para assim colmatarem fatores de risco, tornando-se os principais responsáveis pela educação das crianças e jovens. Devido ao facto de o absentismo escolar e insucesso educativo serem um dos principais problemas das crianças e jovens, elaborou-se um projeto com o intuito de perceber quais os seus maiores problemas a nível escolar e intervir o sentido de promover o sucesso educativo. Neste projeto participaram 3 jovens do sexo masculino, de uma instituição de acolhimento a frequentar anos escolares diferentes, mas da mesma escola. Refira-se ainda a participação dos 3 diretores de turma, de cada jovem. A metodologia utilizada neste projeto de intervenção foi: pesquisa documental (processos socioeducativos de cada aluno); sessões individuais (com cada aluno) e questionários (aos diretores de turma). O facto da Escola e a Instituição manterem uma boa comunicação e as sessões terem um acompanhamento direcionado para o reforço da importância da escola permitiu um maior empenho por parte dos jovens. Os resultados obtidos neste projeto de intervenção apontam no sentido de que os jovens caminham para o sucesso educativo com vista a poderem voltar para as suas famílias.

In Portugal there is still a significant number of children and young people in residential care situation because of the danger that is involved the Right to Education. A reality ever more present and that can not be ignored, an educational issue that leads to institutionalization. Following this situation, the School of the Home Children and youth have the responsibility to work together, thus plugging risk factors, becoming primarily responsible for the education of children and youth. Because truancy and educational failure are one of the main problems of children and young people, elaborated a project in order to understand what their biggest problems in schools and to intervene to promote educational success. In this project we participated 3 young men, a host institution to attend different school years, but the same school. Refer also the participation of the third class of directors of each youth. The methodology used in this intervention project was: documentary research (socio-educational processes of each student); individual sessions (each student) and questionnaires (the class of directors). The fact that the school and the institution maintain good communication and sessions have a follow-directed to the strengthening of the importance of school allowed a greater commitment by young people. The results of this intervention project point towards that young people go to educational success in order to be able to return to their families.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, Elisabete
Contributor(s) Repositório Comum
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