Document details

Oralizar mais e melhor com a leitura: o desenvolvimento da linguagem oral com apoio na leitura

Author(s): Cabrita, Mafalda de Brito

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15465

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): desenvolvimento; linguagem oral e leitura; development; oral language and reading


Description

À entrada da educação pré-escolar, as crianças já se apoderaram em grande medida da linguagem oral (um sistema que engloba vários símbolos e regras, isto é, um código) para comunicarem, organizarem o pensamento e recolherem e processarem informação (Sim-Sim, 1998). O desenvolvimento da oralidade beneficia essencialmente do contacto com dois contextos sociais e educativos, a família e a educação pré-escolar, e particularmente de actividades lúdicas e oralmente estimulantes proporcionadas pelos mesmos contextos e pelos seus respectivos agentes. Algumas actividades que permitem o alargamento da oralidade resultam do envolvimento com diversos suportes escritos, tais como textos narrativos, informativos, poéticos e lúdicos, uma vez que estes apresentam normalmente uma estruturação mais elaborada do que o texto oral. É este contributo da leitura para o desenvolvimento da linguagem oral que pretendemos abordar ao longo do relatório, tendo sido recolhidas informações, através de instrumentos de investigação-acção, mais concretamente de entrevistas, questionários e notas de campo, que nos ajudarão a compreender melhor em que medida é que a leitura constitui um factor favorável ao desenvolvimento das competências de recepção e produção oral de crianças em idade pré-escolar.

Starting the preschool education, children have already some control of the oral language (a system that includes several symbols and rules, a code) to communicate, organize their thoughts and to collect and process information (Sim-Sim, 1998). The development of the orality is essentially improved due to the contact with two social and educational contexts, the family and the preschool education, and particularly with the recreational and orally stimulating activities provided by both contexts and their agents. Some of the activities that allow the enlargement of the orality are coming from the involvement with several written supports, such as narrative, informative, poetic and entertaining texts, as they usually have a more elaborated structure than just the spoken ones. Is this contribution of reading for the development of the oral language that we intend to address in this report, information have been collected through investigation/action tools and, more precisely, from interviews, questionnaires and notes taken on the field, that will help us to understand the significance and importance of reading for the oral development of children in preschool age.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Mendes, Teresa; Soares, Ana
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents