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Intervenção precoce/formação parental: duas dinâmicas na redução de riscos

Author(s): Vasconcelos, Maria da Conceição de Matos Pereira Ventura de

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15470

Origin: Instituto Politécnico de Portalegre

Subject(s): família; vinculação; Intervenção precoce; formação parental; risco ambiental; risco familiar; family; parenting; early intervention; parental education; environmental risk; risk family


Description

A família é o principal pilar da sociedade. As recentes mudanças ocorridas nesta estrutura e as mudanças sociais conduzem a novos desafios para o desempenho das funções parentais. “São muitos os autores bem como os trabalhos de investigação que têm evidenciado claramente que as oportunidades para um bom desenvolvimento estão, fundamentalmente, dependentes do contexto familiar no qual a criança cresce.” Coutinho, (2004, p. 55). Também os contributos teóricos da psicologia, nomeadamente nas áreas da conjugalidade, da parentalidade, dos estilos parentais, dos padrões e estilos de vinculação, com o encorajamento dado pelos estudos sobre a plasticidade da natureza humana; reforçam a nossa convicção para a necessidade de intervir precocemente. Na Intervenção Precoce as práticas centradas na família, colocam as famílias num papel central na tomada de decisões, criando oportunidades de aprendizagem para a criança, nos contextos de vida diária. Os pais são informados, aconselhados e orientados, com o objectivo de fortalecer o conhecimento e as capacidades parentais promovendo o desenvolvimento da criança. Desejamos, essencialmente, criar nos pais um sentimento de responsabilidade, envolvência e partilha, sensibilizando-os para a mudança, de forma a sentirem-se responsáveis pelos filhos. O contributo da Educação Parental a este nível é fundamental se considerarmos que a qualidade das experiências vivenciadas na família é fulcral para que a criança se desenvolva de forma equilibrada e harmoniosa. Tentámos responder à questão: Os pais de crianças em risco ambiental ou familiar poderão diminuir esse risco se foram alvo de um programa de formação parental? Muitas vezes, estas famílias em risco social são encaminhas para Programas de Formação dos quais nunca irão fazer uso, nem em proveito próprio nem em proveito da comunidade em que estão inseridas. Daí a nossa aposta na Formação Parental como uma mais-valia na dinâmica familiar, na educação dos filhos e na prevenção de factores de exclusão. Os modelos vivenciados em casa são repetidos e vão passando de pais para filhos, sem que se faça uma reflexão sobre os mesmos. Estabelece-se um ciclo que se aparenta determinista, mas que não tem, necessariamente que se perpetuar no tempo. Cremos que, um Programa de Formação Parental bem estruturado pode alterar comportamentos, atitudes e ser a alavanca que muitas famílias necessitam para o sucesso dos seus filhos e para o seu próprio êxito. Palavras-chave: Família; Vinculação; Intervenção -precoce; Formação Parental; Risco ambiental; Risco familiar.

The family is the main pillar of society, the recent changes in this structure and the social changes lead to new challenges for the performance of parenting functions. "There are many authors and the research that have shown clearly that good opportunities for development are fundamentally dependent on the family context in which the child grows." Coutinho (2004, p. 55). Also the theoretical contributions of psychology, particularly in the areas of marital, parenting, parenting styles, patterns and styles of binding, with the encouragement given by the studies on the plasticity of human nature; reinforce our conviction of the need to intervene early In Early Intervention practices family-centered, family sticks together in a central role in decision-making, creating learning opportunities for children in the contexts of daily life. Parents are informed, advised and guided, with the aim of strengthening the knowledge and parenting skills to promote child development. It is necessary, to create in the parents a sense of responsibility, sharing and surroundings. Sensitizing them to change, to feel responsible for their children. The contribution of parental education at this level is critical if we consider that the quality of experiences in the family is central to the child to develop in a balanced and harmonious. We tried to answer the question: Parents of children at risk or family environment may reduce this risk if they were the target of a parental training program? Often, these families at social risk are referred for training programs of which will never make use of, or for their own benefit or the benefit of the community in which they operate. Hence our commitment to parental training as an asset in the family dynamics, education of children and the prevention of exclusion factors. The models experienced at home are repeated and are passed from parents to children, without making a reflection on them, sets up a cycle that seems deterministic, but that does not necessarily need to perpetuate itself in time. We believe that a training program Parental well-structured can change behaviors, attitudes and be the lever that many families need for success of your children and your own success.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ferreira, Isabel Silva
Contributor(s) Repositório Comum
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