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Cardiopatia congénita

Author(s): Alves, Nidia

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/15798

Origin: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Subject(s): Pessoa em situação critica; Cardiopatias congénitas; Criança; Pais


Description

Mestrado, Enfermagem Pessoa em Situação Critica, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

O diagnóstico de cardiopatia congénita numa criança acarreta transformação e desequilíbrio na família. Esta é, na maioria dos casos, uma patologia grave e obriga a uma intervenção cirúrgica muito complexa, que implica um pós-operatório também complexo, exigindo do enfermeiro um vasto corpo de conhecimentos e uma capacidade excecional de avaliação e intervenção rápida e atempada em situações inesperadas e emergentes. Por outro lado o internamento da criança cria desequilíbrio, quer na criança quer nos pais, tornando-se este um importante foco de intervenção de enfermagem. A consciencialização dos fatores da hospitalização que causam estresse e sofrimento na criança e o seu efeito no desenvolvimento, assim como a compreensão das vivências dos pais, são o primeiro passo para o planeamento de intervenções de enfermagem individualizadas, direcionadas e adequadas às necessidades, conduzindo-as assim a uma prática especializada. Este trabalho pretende descrever e apresentar uma crítica reflexiva sobre o percurso realizado ao longo dos seis meses de estágio. Foram levadas a cabo atividades e atingidos objetivos relacionados com a prestação de cuidados à criança com cardiopatia congénita em estado crítico e aos seus pais; o apoio aos pais no processo de transição de saúde doença; a gestão de qualidade de cuidados e a formação profissional. No final foram desenvolvidas competências na área da ética profissional, da gestão da qualidade, das aprendizagens profissionais, do cuidado à pessoa em situação crítica e/ou com falência orgânica e da prevenção e controlo de infeção.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Henriques, Eunice
Contributor(s) Repositório Comum
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